//Casa da Mamãe Noel é o espaço do artesanato lageano na Rua Correia Pinto

Casa da Mamãe Noel é o espaço do artesanato lageano na Rua Correia Pinto

Natal Felicidade 2018

Local é destinado aos grupos de artesanato de Lages para vendas durante as festividades de Natal

As atividades do Natal Felicidade 2018 não estão destinadas apenas às apresentações culturais nos Bairros e no Largo da Catedral. A Prefeitura de Lages através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural de Lages em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) preparam um local especial para o comércio do artesanato tipicamente lageano. Denominada de Casa da Mamãe Noel e localizada ao lado das Lojas Havan, na Rua Correia Pinto, a estrutura reúne diversos grupos de artesãos e artesãs da cidade, com uma variedade de produtos quem vão desde panos de prato personalizados até obras de arte.

A abertura oficial foi na manhã deste sábado (1º de dezembro) com as presenças do Executivo de Turismo, Luiz Carlos Pinheiro, o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi e o Prefeito Antonio Ceron que em seu discurso destacou o trabalho realizado pelas associações de artesãos. “Nossos artesãos e artesãs mantêm a tradição, cultura e a arte. Em uma peça artesanal está inserido o sentimento e a alma de quem a produz. Estamos mais do que bem servidos de qualidade e criatividade através destes artistas”, ressaltou.

Representando os artesãos e a entidade a qual faz parte, a Tramatusa, dona Maria Manfroi disse que a época natalina representa o sentimento de cada um em produzir artesanato com muito amor. “Notamos também a atenção dada a nós artesãos para com esse espaço, e cada um nós está muito feliz em poder participar do Natal Felicidade”, comenta.

Francisco Souza é proprietário da Chico´s Couro e também faz parte do grupo de artesãos e artesãs lageanas que expõe seus produtos na Casa da Mamãe Noel. Chico, como é conhecido, trabalha com pirografia, PVC, MDF e a sua especialidade o couro. Ele conta que começou com o artesanato há apenas cinco anos. “Eu era comerciante, aí com a aposentadoria a gente teve que procurar outra coisa pra ajudar financeiramente. Encontrei no artesanato uma forma de fazer arte, mas também de viver dela e com ela. Estar aqui nesse espaço me deixa muito contente, não esperava que ficasse tão bom”, opina. Chico já vendeu suas peças para países como Argentina, Estados Unidos, Espanha e Emirados Árabes.

Veja a lista das lojas que estão na Casa da Mamãe Noel:

Associação de Artesanato Lageano – sementes, tecidos, madeira, produtos comestíveis;

Luz e Vida – Madeira e tecido;

Chico’s Couro – pirografia, canecas, quadros;

Criart’s – produtos personalizados, estampas, canecas, copos;

Ateliê Meninas de Pano, Tramas e Manhas e Ciranda Artes – patchwork tear, maxi tricô, maxi crochê, produtos regionais;

Lúcia Artesanato – vidro, madeira, tecidos, EVA;

Cia do Vime – produtos em vime;

Associação de Artesanato Tramatusa – trabalhos em fita tusa, compreendendo bala cupim, despraiado, gamela, cachepot, serviço americano, porta-travessa, ninho, prato e veste-vaso;

ArteTerapia – tecidos, madeira, patchwork, bordados, feltros, essências e aromatizadores.

Horários de funcionamento:

Segunda a sexta – 3 a 7/12 – 9h às 19h;

Sábado – 8/12 – 9h às 18h;

Domingo – 9/12 – 15h às 21h;

Segunda a sexta – 10 a 14/12 – 9h às 20h;

Sábado – 15/12 – 9h às 18h;

Domingo – 16/12 – 15h às 21h;

Segunda a sexta – 17 a 21/12 – 9h às 22h;

Sábado – 22/12 – 9h às 22h;

Domingo – 23/12 – 9h às 22h;

Segunda – 24/12 – 9h às 17h;

Quarta a sexta – 26 a 28/12 – 9h às 19h;

Sábado – 29/12 – 9h às 17h.

Fotos: Toninho Vieira