Notícia no Ato

Magia e encanto do Natal chegam aos bairros

Um dos objetivos do Natal nos Bairros é, além de levar a festa natalina às comunidades, também valorizar e dar oportunidade aos artistas locais

Chegou a época mais reluzente e encantadora do ano. O espírito natalino tomou conta da cidade e a magia contagia a todos. E as celebrações do Natal não se concentram apenas no Centro, milhares de famílias, em oito bairros, podem conferir de pertinho uma programação especial feita com carinho para eles pela Prefeitura de Lages. Nesta segunda-feira (3 de dezembro), o bairro Habitação foi o primeiro a receber as atrações.

Um palco foi montado em frente à Escola Municipal de Educação Básica Mutirão, bem no coração do bairro, onde se concentraram as crianças e seus familiares, que esperavam pela atração principal: a chegada do Papai Noel. Mas antes do momento mais esperado, uma série de apresentações culturais, com artistas locais, deu ainda mais brilho à noite, pois a festa era feita por eles e para eles; os moradores e as crianças do bairro Habitação que encantaram o público.

A Casa do Papai Noel acompanha o palco itinerante que vai passando a cada dia por uma região diferente. “Esta decisão da administração municipal de trazer as atrações do Natal para o bairro, principalmente para aquelas crianças que têm menos oportunidade de visitar o Centro da cidade, já foi feito ano passado e teve um ótimo resultado. Este ano estendemos um pouco mais, abrangendo ainda mais bairros, para levar a alegria e o espírito natalino para mais pessoas”, comenta o vice-prefeito, Juliano Polese.

As visitas às comunidades são realizadas em parceria com as Associações de Moradores, que mobilizam as famílias dos bairros para assistirem às apresentações, e as escolas, que preparam seus alunos para mostrar os talentos locais.

O bairro Habitação conta com aproximadamente quatro mil habitantes, sendo cerca de 1.200 crianças, que participam de diversos projetos no Centro Comunitário, como dança e coral. “É um momento de alegria para nosso povo, que já passa o ano todo trabalhando. As pessoas entram no clima natalino e confraternizam, levando a alegria a todos”, comenta o presidente do bairro Habitação, Luiz Lima Lins.

A moradora Tatiana Carmelita de Liz Soares fez questão de ir prestigiar as atrações, principalmente porque sua filha, a pequena Vitória, de cinco anos, iria subir ao palco pela primeira vez. “Ela fez os ensaios na escola, mas não me contou o que é. Será uma surpresa”, diz.

Talentos locais são valorizados

Um dos objetivos do Natal nos Bairros é, além de levar a festa natalina às comunidades, também valorizar e dar oportunidade aos artistas locais mostrarem seus talentos.

O Coral Vozes da Liberdade foi uma das atrações que subiu ao palco. Nesta noite se apresentaram 56 crianças, todas alunas da Emeb Mutirão, que abraçou o projeto há mais de dez anos. Acostumadas a subir em palcos diversos, nesta noite se sentiram ainda mais especiais, pois se sentiam em casa. O espetáculo com um repertório composto por músicas natalinas e roupas com as cores do Natal, é o mesmo que será apresentado no palco montado ao largo da Catedral. “As pessoas não fazem ideia do quanto este projeto é importante para a formação destas crianças. O efeito pedagógico e desenvolvimento físico é muito impactante, pois ajuda na concentração, disciplina, articulação da fala, dinâmica da leitura, entre outros benefícios impressionantes”, destaca a maestrina, Marisa Bunn.

O projeto Samba Raiz, idealizado pelo professor Paulo Henrique Ramos Godoi, também esteve presente com um repertório especial de Natal. Cinco jovens tocaram instrumentos como o pandeiro, o tamborim, o surdo e o rebolo, que fazem a base do samba. “É uma satisfação levar alegria para a comunidade, apresentando o que temos de melhor na cultura e resgatando o samba raiz”, comenta o professor.

Veja a programação do Natal nos Bairros 2018:

4/12, terça-feira – Bairro Penha, Escola Godolfin Nunes de Sousa;

5/12, quarta-feira – Bairro Caroba – Escola Izidoro Marin;

10/12, segunda-feira – Bairro Guarujá – Campo de futebol em frente à Associação de Moradores;

11/12 – terça-feira – Bairro Santa Catarina – CAIC Nossa Senhora dos Prazeres;

12/12 – quarta-feira – Bairro Conta Dinheiro – Batalhão Ferroviário, Escola Maria Quitéria;

17/12 – segunda-feira – Bairro Petrópolis, Associação de Moradores;

18/12 – terça-feira – Santa Helena, Associação de Moradores.

Fotos: Nilton Wolff

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário