//Município inicia curso de formação permanente em Corpo Coreográfico para Bandas e Fanfarras

Município inicia curso de formação permanente em Corpo Coreográfico para Bandas e Fanfarras

As aulas acontecem no teatro da Praça do Ceu

Estudantes da rede municipal de ensino iniciaram na manhã deste sábado (22), as aulas do primeiro curso de formação permanente em Corpo Coreográfico para Bandas e Fanfarras. A iniciativa da secretaria de Educação em parceria com a Fundação Cultural, visa a formação de alunos que irão ocupar as funções de mor, baliza e corpo coreográfico nas escolas. “Queremos preparar nossos alunos para participar de campeonatos de fanfarras, festivais e desfile cívicos”, diz a secretaria de Educação Valdirene Vieira, que acompanhou o primeiro dia de curso.As aulas, que acontecem no teatro da praça do Ceu (que fica ao lado do Ginásio Jones Minosso), serão ministradas pelo professor e diretor da Escola de Artes, Salésio Padilha. O grupo formado por 32 alunos, entre meninos e meninas, terão um total de 14 aulas sobre marcha, manejo do bastão, ordem unida, deslocamento, posicionamento de bandeiras, marcialidade, entre outros.

 

 

Mor e baliza

O Mor tem a função de orientar os músicos durante o trajeto percorrido, sendo em desfiles cívicos e/ou trajetos que destina o grupo musical a uma parada para execução de peças. Já a Baliza de banda ou fanfarra marcial é um componente que pode demonstrar mediante ginástica artística, rítmica, dança, teatro, arte circenses, no compasso da música tocada pela banda.

Apresentação Mega Banda

No dia 19 de agosto, às 11h da manhã, acontecerá o primeiro desfile oficial da Mega Banda de Lages, formada por 512 componentes de bandas e fanfarras do município. A apresentação faz parte do projeto “Pra Ver a Banda Passar”, uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Fundação Cultural. A concentração acontece às 10h, na praça Vidal Ramos Sênior, que fica ao lado do terminal. O desfile ocorrerá na rua Presidente Nereu Ramos.

Fotos: Marcelo Pakinha