Notícia no Ato

Ação do Dezembro Vermelho movimenta a Praça do Terminal

Pessoas de todas as idades paravam para aferir a pressão, conhecer a auriculoterapia e realizar os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C

Quem passa todos os dias pela Praça do Terminal Urbano, notou uma movimentação diferente durante toda tarde desta sexta-feira (7 de dezembro). Isso porque a Secretaria de Saúde de Lages, através do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais promoveu uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à Aids.

Em parceria com entidades como Cebrac, Sesc e SestSenat, a ação foi dividida em estandes. Neles, as mais variadas atividades, como a Tenda das Sensações, orientação sobre vacinas, apresentação de animais peçonhentos, orientação sobre saúde bucal e até música ao vivo.

Pessoas de todas as idades paravam para aferir a pressão, conhecer a auriculoterapia, e claro, realizar os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C. A aposentada Leda Correa, de 68 anos, acompanhada do marido, Pedro Zacarias Costa, aproveitou a passagem pelo terminal para tirar algumas dúvidas e realizar os testes rápidos. “Eu e meu marido viemos conferir se nossa pressão arterial estava boa, e os profissionais nos orientaram a fazer os testes rápidos, já que muitas dessas doenças são silenciosas. Achei muito válido a preocupação com a nossa saúde, agora é esperar o resultado”. Foi preciso apenas 15 minutos para que o casal obtivesse o resultado.

O sorriso no rosto de ambos enquanto os profissionais de saúde apresentavam os resultados, não deixou dúvidas. “Vamos para casa tranquilos, tanto eu quanto meu esposo passamos no teste. Estou muito contente com o cuidado do pessoal com a nossa saúde”, afirma a aposentada.

Cuidado com a população carcerária

As ações de conscientização continuam. Além do atendimento semanal das 8h às 12h e das 14h às 18h no prédio da Vigilância Epidemiológica, na próxima segunda e quarta-feira (10 e 12 de dezembro) o Programa IST/AIDS e Hepatites Virais levará aos internos do Presídio Masculino de Lages testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Texto e Fotos: Vitória Bittencourt

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário