Notícia no Ato

Guarujá, o maior bairro populacional de Lages, abre os braços para o Natal especial na comunidade

São aproximadamente dez mil habitantes, aos quais foi oferecida uma agenda para “ninguém botar defeito”

O horário de verão prolonga as tardes ensolaradas de primavera, e com temperatura mais amena no final da tarde, depois de um dia de Sol forte nesta segunda-feira (10 de dezembro), a 15 dias do Natal, a festividade Natal nos Bairros – Anunciação despertou a esperança em crianças, adolescentes, pais e mães do bairro Guarujá, região Leste da cidade. Quando foi idealizado, em 2017, a sugestão era propiciar ao público morador dos bairros e loteamentos de Lages o conhecimento mais aprofundado das artes praticadas pela sua própria comunidade. E o que se imaginava deu certo. Os holofotes são apontados para o trabalho de grupos de música e dança, corais, orquestras, fanfarras, expressões cênicas. Todos podem subir ao palco e “manda ver”, realizando um sonho vivido e compartilhado grupalmente ou simplesmente solo.Alunos do Centro de Educação Infantil Municipal (Gralha Azul) exploraram a própria veia teatral e capricharam na interpretação do significado do nascimento de Jesus Cristo  transmitindo o verdadeiro sentido de paz, respeito, altruísmo, empatia e compaixão.

A música não ficou para trás, e os estudantes levaram ao palco uma coreografia de “Alegria do Natal”, popularmente conhecida como “Pinheirinhos, que alegria”. Os artistas amadores têm seus minutos de fama bem perto da família, dos amigos e dos professores, e o melhor, sem praticamente precisar sair de casa, do seio comunitário.O Natal nos Bairros torna especial estes momentos e se já não bastasse este carinho com a comunidade, o tão esperado Papai Noel aparece em meio a uma chuva de neve artificial, aprovando a bagunça da Banda do Papai Noel com as pessoas, e em todos os bairros por onde passa tem a honra de recepcionar seus fãs em uma casa montada com árvore gigante, decoração e puffs aconchegantes para acariciar e posar para fotos com o Bom Velhinho, que generosamente oferece doces aos pequenos admiradores do Natal. Uma longa fila se formou dentro e fora da tenda. Afinal, não é todo dia que a gente pode abraçar e beijar o papai Noel, não é mesmo?

A criançada vai à loucura e dá para entender o motivo. Está no auge da idade, quando se alimentam os desejos mais inocentes e a irmandade. Os adereços desta data embelezam as cidades e fazem jus à expectativa dos espectadores.

A Banda Marcial (Famcid) – Família Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Irmã Dulce/Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aline Giovana Schmitt, também cumpriram a lição de prender a atenção da plateia com suas canções de Natal no repertório. Os instrumentistas são regidos pelo professor Rafael Machado. Velho conhecido dos principais eventos comunitário da cidade, o grupo Dançar Passarela, projeto social de dança desenvolvido na região Sul de Lages, marcou presença e fez bonito com sua performance em canções natalinas, de amor ao próximo e de estilo gospel.

Como tem feito desde o primeiro dia de Natal nos Bairros, na segunda passada (3), o prefeito Antonio Ceron confere pessoalmente a receptividade e aprovação do público. “Este é um novo momento. Não há o que pague ver estas crianças tão entusiasmadas. E fica o convite para as próximas datas. Já no centro da cidade, ainda temos novidades e shows inesquecíveis no nosso Natal Felicidade”, resume.

Emoção à flor da pele

A operadora de caixa, Vânia Nunes, mora no loteamento Cristal e foi com mais sete familiares ao evento na sua região. O filho Christopher, de seis anos, não parava um minuto de tão extasiado com as atrações. Sua prima e seu primo bebê, além dos quatro sobrinhos. “Natal aqui pertinho da casa da gente é bem legal porque nem sempre as crianças podem ir ao Centro. Meu filho se apresentou e cantou para todos verem e ouvir e ainda se mostrou no espetáculo de teatro. Foi lindo. Estou orgulhosa dele”, confessa a mamãe coruja, elogiando o filho, estudante do pré II do Ceim Gralha Azul.

Dayane Nunes é mãe de Arthur, de três meses, que apesar de pequeno, já pode sentir a boa energia do primeiro Natal da sua vida. “Dá pra ver que ele está bem faceiro. Os olhos brilham e ele fica animado com a movimentação das outras crianças. Logo, logo é ele quem vai estar brincando junto.”

O Natal nos Bairros já passou pelo Habitação, Penha, Caroba e Guarujá. Ao todo são mais cinco apresentações: Nesta terça no bairro Santa Catarina; quarta no Conta Dinheiro; próxima segunda no Petrópolis; terça no Santa Helena, e na quarta na Apae. Sempre às 19h.

O Natal Felicidade 2018 é promovido pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre outras pastas municipais, e com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Havan é a patrocinadora master, além dos patrocínios do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Klabin, GTS do Brasil, Supermercados Myatã e Martendal, FlexRelacionamentos Inteligentes, Idaza e American Oil. Apoio da Polícia Militar.

Agenda Natal nos Bairros – Anunciação:

11/12 – terça-feira – Bairro Santa Catarina – Caic Nossa Senhora dos Prazeres

12/12 – quarta-feira – Bairro Conta Dinheiro – 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Quitéria

17/12 – segunda-feira – Bairro Petrópolis, Associação de Moradores

18/12 – terça-feira – Santa Helena, Associação de Moradores

19/12 – quarta – Sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

NATAL FELICIDADE NO LARGO DA CATEDRAL
DIA HORÁRIO ATRAÇÃO
11 –

terça-feira

20h

20h30min

21h

21h30

Núcleo Lages Melhor – Santa Mônica

Karen Kriss Ballet Adulto e Infantil

Coral Infantil Escola de Artes

Ana Paula – Gospel

12 –

quarta-feira

20h

20h30min

21h

Núcleo Lages Melhor – Bairro Guarujá

Coral Martin Luther

Projeto Samba Raiz

13 –

quinta-feira

20h

20h30min

21h

Noite de Natal Musical

Colégio Nossa Senhora do Rosário

Ballet Escola de Artes

Orquestra Soprano

Concerto Caminho do Bem

– Orquestra Sinfônica de Lages

– Banda Projeto Vivendo com Música

– Banda Escola Egídio Baraúna

14 –

sexta-feira

20h

20h30min

21h

Núcleo Lages Melhor – Bairro Penha

Banda do Evangelho Dimensão

Dani Porto e Trio

15 –

sábado

20h

21h

21h

Symphonic Christmas Concert

Orquestra Sinfônica de Lages

Espetáculo Um Sonho de Natal

Nos Trilhos do Natal – Maria Fumaça

16 –

Domingo

20h

20h30min

21h

 Dançar Passarela

Orquestra Sinfônica Sol – Alam

Nos Trilhos do Natal – Maria Fumaça

17 –

segunda-feira

20h

21h

Concerto Natal de Amor

– Orquestra Sinfônica de Lages

– Coral Irmandade Nossa Sra das Graças

Coral Igreja Presbiteriana

18 –

terça-feira

20h

20h30min

21h

Núcleo Lages Melhor – Bairro Vila Maria

Colégio Santa Rosa

Antônio Lugon Piano e Voz

19 –

quarta-feira

20h

20h30min

21h

Dance Street – Escola de Artes

Grupo Folclórico de Governador Celso Ramos

Aline Amorim

20 –

quinta-feira

20h

20h30min

21h

21h30min

Orquestra Soprano

Academia Liz Velho

Peça Teatral: O boi e o burro a caminho de Belém

Bandalheira

21 –

sexta-feira

20h

21h

Laurindo Wollf

Banda Anjos de Plantão

22 –

sábado

20h

20h30min

21h

21h30min

Dançar Passarela

Cantata de Natal – Coral Vozes da Liberdade

Coral Natalino Adonai

Antonio Lugon Piano e Voz

23 –

domingo

21h Espetáculo Um Sonho de Natal
  • Todas as noites no prédio da Prefeitura apresentação dos Anjos na Janela
Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário