Notícia no Ato

Contadores e controladores fazem a última capacitação do ano

Secretários municipais de finanças, contadores e controladores internos dos 18 municípios da Serra Catarinense estiveram reunidos desde a manhã desta terça-feira, no auditório da Amures. Participam de uma capacitação de encerramento de atividades referentes a 2018 e preparação do exercício de 2019, com técnicos da empresa Betha Sistemas.
O secretário executivo da Amures/Cisama Selênio Sartori participou da abertura do evento e disse, que o fortalecimento de colegiados como dos contadores e controladores internos é importante para troca de informações e a melhoria das atividades.
“A padronização de procedimentos e o compartilhamento de ferramentas tecnológicas ajuda a desonerar as prefeituras e agiliza os serviços com mais eficiência. Esse é um desafio que temos de superar”, declarou Selênio Sartori.
Os técnicos discutiram dentre outros assuntos, sobre compensações previdenciárias, elaboração de notas explicativas nos demonstrativos contábeis e fizeram uma avaliação do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – Siope, que é um sistema eletrônico, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
A pauta contemplou, ainda, despesas com pessoal – Regras para cálculo de acordo referente a férias vencidas, 1/3 férias vencidas, abono de permanência e anulação de empenhos fora do período móvel. Assuntos como convênios, emendas impositivas, FGTS dos ACT´s e manual Controle Interno, também foram discorridos.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário