Notícia no Ato

Diretran faz campanha de conscientização quanto ao uso correto de ciclovia na Duque de Caxias

A atividade de educação de trânsito na ciclovia acontecerá entre 18h e 21h até o dia 21 de dezembro, uma sexta-feira

Estrategicamente, a Diretoria de Trânsito (Diretran) optou pelo horário de final da tarde desta quinta-feira (13 de dezembro), após o horário comercial dos lageanos, para dar início a uma campanha de conscientização da população sobre a utilização da ciclovia localizada centralmente na avenida Duque de Caxias, estendida desde o cruzamento com a rua Correia Pinto até a marginal da BR-282, no viaduto.

Pedestres que estavam praticando caminhada e corrida foram abordados e receberam orientações. A mobilização consiste em sensibilizar e explicar aos cidadãos sobre a pertinência de ciclovias e demais espaços públicos. A atividade de educação de trânsito na ciclovia acontecerá entre 18h e 21h até o dia 21 de dezembro (sexta-feira).

Panfletos foram entregues e serão colocadas quatro faixas nos postes da ciclovia para que sejam abrangidas também as pessoas que passarem pelo local em outros horários, e automaticamente estarão alertadas. No material de divulgação estão as seguintes inscrições: “Ciclovia não é pista de Cooper. Pedestre, utilize de forma consciente os espaços públicos. As ciclovias e ciclofaixas destinam-se à circulação de bicicletas. A calçada é o local adequado para que você realize suas caminhadas e corridas diárias. Seja você a mudança no trânsito.”

O agente de autoridade de trânsito, Luis Ricardo Lehmkuhl, esclarece que em 2019 as operações terão continuidade com períodos de intervalo. “Resolvemos fazer esta campanha por perceber o número elevado de pedestres na ciclovia, o que pode ocasionar acidentes tanto envolvendo os próprios pedestres, quanto ciclistas e até veículos. É pura questão de segurança viária coletiva”, explica Lehmkuhl.

Há três tipos de ciclovia, cada uma caracterizada pelo tipo de tráfego. No tráfego compartilhado, os automóveis e bicicletas circulam livremente entre as faixas. Na ciclofaixa existe uma faixa específica para o tráfego de bicicletas, porém o trânsito é integrado, há somente um separador. Na ciclovia, a bicicleta possui uma área totalmente separada e independente do trânsito de veículos, pode ser em um ou em dois sentidos. Os parâmetros para a construção da infraestrutura da ciclovia são estudo da rede viária e monitoramento dos cruzamentos, além de tipo de piso ideal para circulação e da rota.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário