Notícia no Ato

CRAS VIII realiza atividade de encerramento com 13 famílias do PAIF

No encontro de encerramento, além da apresentação de canção alusiva ao assunto em questão, composta pela cantora Ana Clara Mariano, às famílias realizaram uma avaliação das atividades propostas pela equipe do PAIF

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras VIII), localizado no bairro São Pedro, loteamento Gralha Azul, realizou na tarde desta sexta-feira (14 de dezembro), uma atividade de encerramento para o grupo de famílias pertencentes ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do território.

Existente desde setembro deste ano, com encontros nas sextas-feiras à tarde, o grupo do PAIF/Cras VIII envolveu 13 famílias com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Conforme explica Josiane Souza, coordenadora do Cras VIII, assim que o grupo foi formado, surgiu à oportunidade de estabelecer parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para implantar uma horta comunitária no Cras VIII. “Com esse projeto de extensão da estudante Evelin Souza, do quarto módulo do Curso Técnico de Agroecologia/Câmpus Lages, denominado AliMãetação – Nutrindo com conscientização, foi possível transmitir conhecimento sobre segurança alimentar, plantio, processamento e funcionalidade dos alimentos. Além desta atividade em conjunto com o IFSC, ao longo do ano, também tivemos outras experiências positivas com o instituto, como por exemplo, atividades de inclusão digital para os idosos e adolescentes”, comentou.

Ela também destaca que aqueles que até então desconheciam como manusear uma horta, através da atividade de extensão passaram a ter possibilidades de economia solidária/geração de renda por meio da produção de compotas, sabão caseiro, bolo de espinafre, bolo de beterraba, entre outros. “Foi interessante observar o envolvimento das famílias. Um terreno que estava sem utilidade e que sequer desenvolvia grama passou a ter vida. Hoje há o plantio de araçá, jabuticaba, hortaliça, cebolinha verde, pimentão, alface, couve e cenoura, por exemplo. Creio que entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2019 já tenhamos resultados mais significativos na horta. Plantamos uma sementinha, não apenas na horta, mas na vida das pessoas. Semente do amor, do carinho, do cuidado, do querer participar e melhorar sua própria história”, concluiu Josiane.

No encontro de encerramento, além da apresentação de canção alusiva ao assunto em questão, composta pela cantora Ana Clara Mariano, às famílias realizaram uma avaliação das atividades propostas pela equipe do PAIF/Cras VIII. No final, a equipe do PAIF/Cras VIII distribuiu cestas de natal e vidros com bolachas para cada família.

Letra da Canção

Terra, água, amor e cresce a folha

E para crescer a mente também

Rega com carinho a plantinha

Na sua casa sempre plante o bem

E de uma pequena sementinha

Nasce o alimento que é do bem

Junta a família e a vizinha

E saúde todo mundo tem

E saúde todo mundo tem

Alimãetação, preste atenção

Cuide da sua casa e seu irmão

Alimãetação, preste atenção

Ter saúde é bom pro coração

Texto: Daniel Costa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário