Notícia no Ato

Visitação no Museu Histórico Thiago de Castro no período de férias é constante

O Museu Histórico Thiago de Castro está aberto de segunda a sexta, das 13h às 19h. Agendamentos para pesquisas a partir de 11 de fevereiro pelo telefone 3224 74 25 ramais 23 e ou 31  

O Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) no período das férias escolares está atendendo aos visitantes de segunda a sexta-feira das 13h às 19h desde o dia 2 de janeiro. Mesmo com a equipe reduzida, em virtude das férias coletivas, os funcionários que se revezam entre o atendimento e outros serviços, têm recebido turistas de estados como São Paulo, Paraná e Rio do Sul e também a comunidade de Lages e região.

Alguns grupos já estão visitando o MHTC, como foi o caso de 12 jovens da Casa de Semiliberdade de Lages que na tarde da quarta-feira (9 de janeiro) foram guiados pelo músico e funcionário do Museu, Paulo Guasselli. Segundo a assistente social Rúbia Carla Mendonça, que acompanhou o grupo, a visita ao museu tem grande importância no processo de reinserção dos jovens à sociedade. “Em 2018 realizamos uma visita assim com outro grupo, e o retorno foi tão positivo que foi tema das conversas dos jovens por muito tempo na Casa. Com esse dado, nos organizamos para repetir o passeio, agora com novas pessoas. Esse tipo de atividade permite que o pessoal conheça mais sobre a cidade e sua história, e é muito importante para a reintegração deles na comunidade,” ressalta.

Segundo Paulo Guasselli, janeiro apesar de ser um período de pouco movimento na cidade, o Museu Thiago de Castro e outros espaços de memória de Lages recebem muitos turistas e também residentes que nunca tiveram a oportunidade visitar museus. “Com os museus abertos no período das férias escolares o público muda, porém, vemos mais grupos familiares da cidade e região, o que nos deixa felizes em saber que programas culturais fazem parte da programação de avós, pais e filhos. Os turistas também têm nos visitado em bom número, já recebemos grupos do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo,” informa.

O Museu Histórico Thiago de Castro está aberto de segunda a sexta, das 13h às 19h. Agendamentos para pesquisas a partir de 11 de fevereiro pelo telefone 3224 74 25 ramais 23 e ou 31.

Texto e fotos: Fabrício Furtado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário