//Plantão da Proteção Social Básica já registrou mais de 115 famílias atendidas no período de férias

Plantão da Proteção Social Básica já registrou mais de 115 famílias atendidas no período de férias

Em funcionamento há 15 dias, até o momento, solicitações de cestas básicas, encaminhamentos de certidões de nascimento e mediações de conflitos familiares (especialmente por negligência contra a pessoa idosa), estiveram entre as principais demandas da população

Embora os oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Lages estejam em época de férias, o público permanece com acesso aos serviços e benefícios socioassistenciais. Isto porque, desde o dia dois de janeiro, está em funcionamento na sede da Secretaria de Assistência Social e Habitação (localizada ao lado da Praça João Ribeiro, nº 37, no Centro de Lages), o Plantão da Proteção Social Básica.

Com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, nos últimos 15 dias, psicólogos e assistentes sociais do Plantão receberam mais de 115 famílias. Previsto para funcionar até 31 de janeiro, até o momento os serviços e benefícios socioassistenciais mais requisitados foram acolhida, orientações, busca ativa, encaminhamentos, atendimento, visitas domiciliares, solicitação de cestas básicas, certidões de nascimento, mediação de conflitos familiares(especialmente por negligência contra a pessoa idosa), todos os tipos de denúncias, seja por meio do setor de notificações da Secretaria, telefone ou pessoalmente.

De acordo com Liliane Oliveira de Lima, assistente social da Secretaria, dos mais de 115 atendimentos até o momento, a maioria dos usuários são oriundos dos Cras I e II. “Cada território de abrangência dos oito Cras do município possui uma determinada vulnerabilidade. Uma visão ampla de todos os Centros facilita os atendimentos e encaminhamentos”, expôs Liliane. Ela também destaca que além das visitas domiciliares, encaminhamentos do Ministério Público de Santa Catarina, Poder Judiciário e Conselho Tutelar, as demandas surgem de forma espontânea, ou seja, o próprio usuário tem procurado à Secretaria para o respectivo atendimento.