//Em menos de três meses mais de 600 pessoas já participaram do mutirão de cirurgias oftalmológicas

Em menos de três meses mais de 600 pessoas já participaram do mutirão de cirurgias oftalmológicas

Em 2018 a Secretaria Municipal da Saúde conseguiu grandes avanços na oftalmologia. A fila para a cirurgia da catarata foi zerada duas vezes no ano passado

Dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde de Lages mostram que de outubro de 2018 até meados de janeiro de 2019 mais de 600 pessoas já foram atendidas pelo mutirão de cirurgias oftalmológicas na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, na grande Florianópolis. Os procedimentos cirúrgicos com equipe médica especializada foram em Pterígio e Catarata.

 De acordo com a secretária municipal da Saúde, Odila Wladrich, as cirurgias de Catarata estão com a fila zerada. Já a demanda para a operação de Pterígio ainda há cerca de cem pessoas no aguardo pelo procedimento. “Esta fila de espera também será zerada em breve, algo que não acontecia desde 2012, pois no final deste mês estes pacientes passarão por avaliação no mutirão de consultas de oftalmologia que serão realizadas na Policlínica Municipal. Após isso, eles já saem com a data marcada para a cirurgia em Santo Amaro”, explica a secretária.

Fila zerada duas vezes

Em 2018 a Secretaria Municipal da Saúde conseguiu grandes avanços na oftalmologia. A fila para a cirurgia da Catarata foi zerada duas vezes no ano passado. Outro procedimento oftalmológico com grande procura é a cirurgia de Pterígio, que desde 2012 não era feita, e somente em 2018 foram realizadas mais de 300 correções.

A secretária Odila atribui esses avanços à melhor organização e melhorias na gestão interna do setor.  Uma novidade para este ano foi a implantação da Diretoria de Controle, Avaliação, Auditoria e Tecnologia da Informação. Foi criada com o objetivo de unificar os serviços dos diversos setores e coordenações.

Diariamente é feita uma busca e relacionados todos os pacientes que se encontram em filas, seja de cirurgias, exames ou consultas especializadas, e direciona-os para o procedimento.