Notícia no Ato

Defesa Civil realizará treinamento com voluntários neste sábado

A equipe irá percorrer alguns bairros da cidade, fazendo simulações reais de ocorrências

Intempéries climáticas, catástrofes naturais e uma infinidade de situações que colocam a vida em risco podem acontecer a qualquer momento. E para garantir a integridade e bem-estar dos cidadãos, o Município dispõe de uma equipe afinada, que compõe a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Para reforçar ainda mais o contingente, voluntários foram convidados a integrar esta equipe. O treinamento destas pessoas será realizado neste sábado (16 de fevereiro), das 8h às 13h.

A equipe irá percorrer alguns bairros da cidade, fazendo simulações reais de ocorrências. Portanto, a comunidade não precisa se preocupar caso se depare com um aglomerado de pessoas, aparentemente em situação de risco. “Vai parecer real, mas tratam-se apenas de simulações, pois quanto mais perto da realidade, melhor será o treinamento”, diz a gerente, Mayara Rafaeli Lemos.

Os voluntários são servidores da prefeitura, entre efetivos e comissionados, que se dispõe a estar de sobreaviso caso aconteça alguma eventualidade em que uma ajuda extraordinária se faça necessária. “O objetivo da ação é capacitar estes voluntários para que durante uma ocorrência de eventos climáticos extremos, em que seja necessária a ajuda de mais pessoas, estes sejam convocados e saibam como agir”, comenta Mayara.

A Defesa Civil conta com 12 servidores, coordenados pelo secretário executivo Jean Felipe Silva de Souza. Ao todo foram chamados 20 servidores para atuar como voluntários. Eles poderão auxiliar os agentes especializados da Defesa, mas não serão, em hipótese alguma, expostos a riscos, e somente poderão manusear alguns dos equipamentos após serem orientados durante o treinamento.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário