Notícia no Ato

Programa Saúde na Escola beneficiará alunos da rede municipal

O Programa abrangerá 66 unidades escolares, todas do ensino fundamental, e 54 equipes de atenção básica, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde

Da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde surgiu o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem por objetivo a união de esforços visando à promoção e atenção à saúde e prevenção de doenças dos alunos. O termo de compromisso que formaliza as responsabilidades e metas de cada Secretaria foi assinado nesta sexta-feira (15 de fevereiro), pelas secretárias Ivana Michaltchuk e Odila Waldrich.

O programa, que já acontecia nos anos anteriores e foi renovado, terá vigência de dois anos. Abrangerá 66 unidades escolares, todas do ensino fundamental, e 54 equipes de atenção básica, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Os recursos para a execução do programa e custeio das ações são oriundos do Ministério da Saúde.

Ao longo destes 24 meses serão desenvolvidas atividades voltadas a temáticas atuais e inerentes à promoção de saúde, conforme a faixa etária. Os eixos trabalhados nas escolas permeiam entre ações como o combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais, atividades físicas e lazer; prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção da violência e dos acidentes; verificação da situação vacinal dos alunos; educação sexual e reprodutiva e prevenção às DSTs/Aids, entre outros temas.

Para a secretária Odila, esta parceria é de suma importância para a comunidade, pois são ações que irão beneficiar aos alunos e seus familiares para que os mesmos tenham noções básicas de saúde desde pequenos. “Fortalecemos esse elo entre a Saúde e a comunidade escolar. Vemos o resultado positivo no nosso dia a dia, como na campanha de vacinação, pois só conseguimos atingir a meta após a mobilização nas escolas. Temas como gravidez na adolescência e prevenção às drogas é um dos nossos desafios, pois enfrentamos sérios problemas nos bairros mais distantes”, acrescenta.

A secretária Ivana ressalta que a Secretaria da Educação precisa do apoio de todos para colocar em prática todos os projetos que estão no planejamento para este ano. “Este é mais um grande projeto, mas temos outros doze em andamento, em várias áreas”, afirma.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário