Notícia no Ato

Banco do Emprego viabiliza contratação de mais de mil pessoas em 2018

 

Departamento chegou-se a 8.191 atendimentos no ano passado

Nada é mais dignificante na vida de uma pessoa do que acordar cedo, vestir o uniforme da empresa e sair para trabalhar. É do trabalho que vem o sustento da família, a renda para colocar comida na mesa, adquirir um carro novo ou uma casa, pagar o colégio das crianças ou a faculdade dos filhos maiores, bancar a viagem dos sonhos, ter mais qualidade de vida. O Banco do Emprego tem uma parcela de responsabilidade sobre a conquista de uma oportunidade de trabalho realizada por 1.012 pessoas contratadas no ano de 2018.Ao todo, foram encaminhadas 5.868 pessoas para entrevistas. Chegou-se a 8.191 atendimentos no ano passado, destes, 3.936 cadastros novos. Atualmente existem 6.138 cadastros digitais no sistema do Banco do Emprego. Em média, diariamente, são prestados 100 atendimentos.Em 2019, o Banco do Emprego abriu novamente ao público dia 2 de janeiro depois do recesso de final de ano, mês em que foram empregadas cerca de 70 pessoas, com direta participação do Banco. No mesmo período foram efetuados 364 cadastros novos, fora as atualizações.Mais de 30 empresas são parceiras do Banco do Emprego, cuja utilização dos serviços é gratuita, e é comum a parceria permanente. Entre as empresas estão Havan, Lojas Quero-Quero, Minusa, Ambev e Lages Garden Shopping, lembrando que o auxílio é oferecido desde a pequena empresa até as maiores.

Os trabalhadores admitidos atuam com carteira assinada e provam que Lages está em progresso econômico e desenvolvimento regional. São postos de trabalho nos mais variados segmentos, como vendedores e administrativos no comércio em lojas de vestuário, calçados e eletrodomésticos, e em supermercados; motoristas; soldadores; mecânicos; recepcionistas, e atendentes, passando pela indústria com os auxiliares de produção e na prestação de serviços, a exemplo dos auxiliares de serviços gerais. “Para 2019 pretendemos firmar mais parcerias, e continuaremos oferecendo nossos préstimos como servidores para ampliar as chances de empregabilidade e abrir opções e novas turmas do Qualifica Mais Lages para profissionalização da mão de obra. Deste modo, todos ganham: O cidadão, que poderá se planejar financeira e profissionalmente, apostando na carreira; a empresa que comemora maior produtividade, e o município, com evolução”, analisa o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mario Hoeller de Souza (Marião). O secretário, complementa, ao argumentar que, “quando notamos um contingente de empregos conquistados, temos de ir além, é uma estatística de famílias que passaram a ter uma renda mensal. É uma grande vitória para Lages. A Secretaria teve sua parcela de responsabilidade nestes mil postos de trabalho, mas temos muito a fazer para chegarmos a uma satisfação plena do nosso contribuinte”.

A humanização no Banco do Emprego

A prefeitura de Lages disponibiliza o atendimento do Banco do Emprego gratuitamente a todos os cidadãos de Lages e aos que vêm de fora tentar a sorte e uma nova vida no maior município da Serra. O Banco do Emprego é uma das linhas de ponta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Oferece diariamente os serviços de cadastramento e atualização de currículos, pré-seleção a partir do perfil estipulado pelas empresas e encaminhamento a entrevistas de seleção sem custos, e para as empresas cadastramento de vagas e cessão de sala de treinamentos, capacitações e entrevistas coletivas e individuais, contribuindo para estas aberturas de vagas, contando com o suporte da equipe do Banco nos bastidores.Para ser atendido em um dos cinco guichês, em que um deles é prioritário para gestantes, mães com bebê de colo, idosos e pessoas com necessidades especiais, a exemplo de cadeirantes, basta o cidadão procurar a Secretaria de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h a partir de março e das 13h às 19h ainda neste mês de fevereiro, e retirar uma senha, portando carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. O ambiente é confortável e dispõe de banheiros.O Banco do Emprego está situado na rua Sebastião Furtado, nº.: 81, Centro, esquina com a Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal. Contato: 3224-0600 ou 3224-0700. Na página do Facebook é possível acompanhar toda a rotina de trabalho: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages. Fique à vontade para curtir, comentar, compartilhar, mandar mensagem, enfim, interagir.

O poder do Qualifica Mais Lages

A Secretaria vai além da empregabilidade, se o candidato desempregado não possui qualificação de sua mão de obra para concorrer e arriscar em um novo desafio, o Programa Qualifica Mais dá assistência para quem quer estudar teoria e prática com experientes empresários instrutores voluntários, seja para se tornar ainda mais competitivo, ou incrementar a qualidade do serviço prestado dentro da empresa onde já está, mudar de ramo para inovar ou se lançar como um empresário.Com direito a certificado e uma chance de se tornar funcionário, ou quem sabe abrir o próprio negócio, aproveitando as vantagens de ser um Microempreendedor Individual (MEI) e ser atendido na Sala do Empreendedor com todas as isenções de taxas às quais tem direito. Portanto, a prefeitura de Lages demonstra sua preocupação com todos os braços do crescimento do município: Emprego, capacitação e atenção ao empreendedor gerador de renda e de tributos para investimentos em melhorias na cidade e na zona rural.

Texto: Daniele Mendes de Melo / Fotos Banco do Emprego

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário