Notícia no Ato

Sala do Empreendedor efetua mais de mil Declarações de Movimentação Econômica somente em janeiro

Em 2018, perto de dez mil pessoas passaram pela Sala do Empreendedor

Apesar de a maioria dos servidores municipais estar em férias coletivas em janeiro, parte da equipe da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo esteve de portas abertas para atender demandas emergenciais e em cumprimento aos prazos obedecidos pelos contribuintes. Em janeiro deste ano, a Sala do Empreendedor, que atende diariamente os Microempreendedores Individuais (MEIs), efetuou 1.062 Declarações de Movimentação Econômica (DASN-SIMEI – Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional) para o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

O prazo é 31 de maio, contudo, em Lages a renovação de alvará do MEI está ligada à entrega desta Declaração. O alvará do Município tem validade até 28 de fevereiro, para estabelecimentos fixos e prestadores de serviços. Neste mesmo período, mês de janeiro de 2019, foram entregues 115 alvarás. Até dia 31 de janeiro de 2019 eram 6.734 MEIs ativos em Lages.

Os registros apontam que mais de duas mil pessoas passaram pela Sala do Empreendedor somente no primeiro mês de 2019, um recorde comparando-se a outros anos embora a equipe estivesse bem reduzida. “O ano de 2019 está só começando e temos ainda mais resultados a serem alcançados. Os efeitos do trabalho são fruto da confiança e do profissionalismo da equipe que atende os empresários com as instruções técnicas corretas e comprometimento e senso de resolver a demanda ou dar o seu encaminhamento”, justifica o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mario Hoeller de Souza (Marião), sublinhando, ainda: “Estamos finalmente conseguindo trazer o empreendedor para dentro da Secretaria e fazer com que tenha retorno. Estes números de atendimento refletem uma realidade desta administração na procura de se aproximar do empresariado.”

O empreendedor MEI com domicílio em Lages e que ainda não fez a Declaração, basta comparecer à Secretaria do Desenvolvimento com o número do CNPJ e o valor das receitas brutas totais de 2018. A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h e está situada na rua Sebastião Furtado, Centro, esquina com a rua Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal. Contato: 3224-0600.

Na página do Facebook é possível acompanhar outras informações: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages. Os contribuintes podem aproveitar para curtir, comentar, compartilhar e indicar para familiares e amigos estarem a par das dicas e procedimentos. Fiquem à vontade mandar mensagens, enfim, interagir.

Em um mês, Lages ganha mais 93 novos Microempreendedores Individuais

No fechamento de 2018 (31 de dezembro), Lages possuía 6.641 Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos (em janeiro já eram 6.734). Em 2018, até dia 31 de dezembro, foram efetuadas 1.623 solicitações de alvará, 1.589 alvarás entregues (sem contar as renovações) e 2.930 comparecimentos para fazer a Declaração de Movimentação Econômica. Mais de 200 contribuintes solicitaram o alvará, porém, não retiraram o documento. Por isto precisam entrar em contato ou comparecer à Sala do Empreendedor.

Em 2018, perto de dez mil pessoas passaram pela Sala do Empreendedor, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. As orientações são prestadas sem nenhuma distinção de modalidade empreendedora, ou seja, a Sala do Empreendedor é procurada por empresários que nem são enquadrados no MEI.

Texto: Daniele Mendes de Melo / Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário