Notícia no Ato

Especialistas da Seplan e Diretran conhecem sistema de monitoramento de segurança e trânsito em São José

Reuniões aconteceram em São José e em Palhoça, na Grande Florianópolis

 Reconhecida como uma das referências a serem seguidas por outros municípios de Santa Catarina a Central Integrada de Videomonitoramento de São José, na Grande Florianópolis, um símbolo de inovação tecnológica, recebeu a visita de parte da equipe da Secretaria de Planejamento e Obras de Lages e da Diretoria de Trânsito (Diretran) do município, em viagem nesta quinta-feira (21 de fevereiro).

São José, município distante 213 quilômetros de Lages, possui uma Guarda Municipal (GMSJ), com atribuições diferenciadas das dos agentes de trânsito em Lages. A Central Integrada compreende um projeto desenvolvido pela prefeitura de São José, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Polícia Militar (PM), Polícia Civil e GMSJ. A secretária de Segurança de São José é Andréa Pacheco.

Mais de 100 pessoas trabalham diariamente em turnos de escala no local. São cerca de 80 operadores, destes, 30 deficientes físicos, que trabalham 24 horas para observar as imagens transmitidas pelas 250 câmeras espalhadas pela cidade. A Central possibilita maior levantamento de dados de ocorrências e, consequentemente, gera atendimentos com maior orientação por parte dos agentes.

Na visita, os servidores de Lages perceberam e compararam os métodos adotados no monitoramento da cidade de São José e equipamentos, bem como vestimentas do uniforme e mecanismos de segurança dos próprios profissionais e da população. Diferentemente de Lages, onde a Central Regional de Emergências (CRE) concentra uma central de monitoramento e está localizada dentro da sede administrativa do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), onde são mantidos dois agentes da Diretran, em São José a Central de Videomonitoramento está situada na própria prefeitura. O Termo de Convênio foi assinado em Lages em novembro de 2018 e tem por objetivo a manutenção, através de investimento e custeio do serviço de atendimento e despacho de ocorrências 190 e videomonitoramento, com integração entre PM, a CRE e a Diretran.

Enquanto os agentes de Trânsito  vigiam a segurança da população em São José, voluntários executam o serviço de monitoramento junto à Central, incluindo a participação de pessoas com deficiência. “Seria uma questão de aproveitar melhor o tempo do agente de trânsito na rua e atribuir responsabilidade social ao trabalho. Aquele município possui Agentes de Transito bem atuante e a própria PM utiliza esta Central neste local”, acrescenta o secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi.

Outro ponto que chamou a atenção foi a aplicação de totens eletrônicos nas praças, mecanismos cujo acionamento faz contato com a Central, com filmagens por câmeras específicas, alimentando, inclusive um alarme, em situações de perigo. A fiscalização de trânsito informatizada com sistema mobile, a partir de blocos de multas através de celulares ou tablets, facilita o serviço e é uma das inovações em São José. O uso de colete balístico e de arma de choque  Taser são algumas das adaptações pelas quais os agentes de trânsito de Lages poderão passar no futuro, como ocorre no litoral.

Visita à Agentes de Trânsito de Palhoça

 A sete quilômetros de São José, Palhoça também conta com uma Guarda Municipal, onde a comitiva lageana pôde se inteirar de um sistema de serviço de rádio mesclado, em que se sabe o local de presença dos agentes em tempo real através de um aplicativo digital. “Seguiremos trocando informações, saber como contratar estes serviços, adequar as possibilidades a nossa realidade. Aprofundar o conhecimento sobre estas duas cidades abrirá a discussão para que nós, enquanto gestores públicos, possamos implantar mecanismos modernos para oferecer mais segurança e cada vez mais ordem no trânsito”, conclui Bortoluzzi. O diretor de Trânsito, Rogério Juary Gonçalves de Almeida e o gerente de Trânsito, Jairo Ros Segundo, também estiveram presentes nas reuniões.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário