Notícia no Ato

Caic Nossa Senhora dos Prazeres disponibilizará cursos profissionalizantes

Os cursos funcionarão nos períodos matutino, vespertino e noturno, no espaço escolar que foi organizado e equipado para receber os novos estudantes

O Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Nossa Senhora dos Prazeres disponibilizará ainda no mês de março, doze cursos gratuitos de profissionalização e capacitação, com duração de 4 a 8 meses e certificação. Localizado no bairro Santa Catarina, o CAIC Nossa Senhora dos Prazeres é conhecido, por longa data, pela disponibilização de cursos gratuitos para a comunidade. Desta vez, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do Banco do Emprego, a escola oferecerá cursos profissionalizantes nas áreas da estética e administração. 

O CAIC é pioneiro no oferecimento de cursos para a comunidade, como as aulas de artesanato e pintura em madeira. “Nossa meta era de ofertar cursos gratuitos que pudessem ajudar a comunidade de forma profissional” diz, Neucimar Barbosa, gestora da escola. Ao final do curso, os estudantes receberão certificados. “É com toda certeza, algo que irá ajudá-los a criar uma renda extra” acrescenta Neucimar.

Os cursos funcionarão nos períodos matutino, vespertino e noturno, no espaço escolar que foi organizado e equipado para receber os novos estudantes. “ Organizamos cada sala conforme o curso que será recebido. Para o curso de Cabeleireiro, equipamos a sala com cadeiras próprias e utensílios que serão utilizados inicialmente” conta, Douglas da Silva, um dos idealizadores da parceria.  

Para manter a segurança e o conforto dos estudantes da rede municipal, a equipe optou por uma entrada separada das demais para os estudantes que iniciarão os cursos profissionalizantes. Alguns cursos precisam de materiais específicos, portanto, como combinado em reunião, cada professor organizará com sua turma de que forma irão adquirir os materiais, que ao final do curso, serão de uso particular de cada estudante.

O CAIC é a primeira instituição municipal de ensino que buscou parcerias para cursos gratuitos, se tornando além de escola e centro de educação infantil, um polo profissionalizante. A equipe tem por objetivo dar continuidade aos cursos, e capacitar em torno de 600 pessoas em dois anos. “A comunidade sempre foi muito parceira, e nós sabemos que esse investimento vale muito a pena”, explica Neucimar.

Parceria entre escola e comunidade

O CAIC Nossa Senhora dos Prazeres disponibiliza seu ginásio para três escolinhas de futebol que atendem crianças e adolescentes da comunidade do bairro Santa Catarina, no período noturno e sem custos. Além de emprestar seu espaço para um grupo que através de uma igreja, realiza um projeto com Patchwork, e projetos da Fundação Cultural como a Orquestra Soprano, comandada pelo mestre André Medeiros.

E ainda, a partir do mês de março, a unidade receberá a Escola de Leoas, um projeto do time lageano de futsal feminino, Leoas da Serra.

Conheça os cursos:

Cabeleireiro; Manicure; Barbeiro; Maquiagem; Depilação; Massagem; Recursos Humanos; Secretariado; Atendimento ao Público; Oratória; Vendas; Atendimento Hoteleiro.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário