Notícia no Ato

Realizada a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

CORREIA PINTO: A administração Municipal em parceria com o Conselho Municipal dos Idosos de Correia Pinto realizou na tarde desta terça-feira dia 19, nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Campos, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Era notória a alegria e felicidade dos idosos que foram identificados e cadastrados a serem recepcionados ao evento.

Era como se tivessem recebido estímulos para que sua auto estima se tornasse visível em suas faces. Para a secretária municipal da Assistência Social, Rita de Cássia Alves Júnior, “essa Conferência é a primeira realizada em Correia Pinto.

Aqui será debatido os direitos dos idosos. Formaremos os grupos e debateremos em cinco eixos e os resultados obtidos sirvam como fontes de subsídios para buscarmos recursos financeiros juntos aos governos federal e estadual. Hoje vamos eleger as pessoas que irão representar o Conselho junto ao Governo do Estado na Conferência Estadual, o qual levará a conhecimento das autoridades as necessidades dos idosos do nosso município. Uma outra delegação será formada para ir a Brasília. A única certeza que temos é o envelhecimento, e, por isso precisamos garantir esses direitos.  Em nossa secretaria estamos com várias frente de trabalho. No dia 8 de março fizemos a comemoração do Dia Internacional da Mulher.  Na próxima semana vamos nos dedicar à regulamentação fundiária que agora está sendo feito pelo Reurbs, e nessa questão estamos à frente dos municípios da Amures também.  Estamos trabalhando no sentido de institucionalizar o Abrigo Municipal com a Casa de Passagem, reordenando a Família Acolhedora que já estão em fase capacitação, pois foram credenciadas e aprovadas  pela equipe técnica e pela Forense. Enfim, estamos com várias frente de trabalho garantindo os direitos de nossos munícipes”, observou a secretária Rita de Cássia Alves Júnior.

Alegria de participar

Para a Maria do Carmo, “é muito bom a participação. Aqui revemos amigos e tomamos conhecimentos dos nossos direitos. É  uma oportunidade para aprendermos outras coisas que não sabemos”, frisou a idosa que também estava feliz por estar participando do evento. 

O prefeito Celso Rogério, presente ao evento, lembrou que “o lema da quaresma de 2019, é sobre políticas públicas. É interessante que haja essa motivação e a participação, para que possamos dizer depois: fomos partícipes desses movimentos e desses projetos sociais. O momento é muito oportuno para a realização dessa Conferência do Idoso.  Existe um Legislação Federal, o Estatuto do Idoso que que nem sempre chega a quem dele necessita. Então, discutir essas políticas públicas, conhecer essa Legislação e fazer uso. Nós, enquanto prefeito, temos esse compromisso também, e nem sempre chega  projetos que vem de encontro ao que o idoso deseja. Temos a sensibilidade e é necessário  que todos os bens do município sejam adequados. Mass nem sempre se faze essa adequação. Temos essas questões dentro da área da saúde, do social  outras ações a serem desenvolvidas . Quando planejada ela sai bem melhor”, frisou o prefeito Celso Rogério.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário