Notícia no Ato

Educação de qualidade, profissionais de qualidade


Marcius Machado solicita liberação de novos cursos de medicina no país

O deputado Marcius Machado (PR) pede a revogação da Portaria nº 328, para liberação de novos cursos de medicina. O pedido foi formalizado na tarde desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

A Portaria, de 5 de abril de 2018, suspende por cinco anos a abertura dos cursos. O deputado defende que a suspensão afeta diretamente a população carente, pois há redução do número de profissionais e ainda é possível visualizar a crescente falta de profissionais da saúde após a extinção do programa “Mais Médicos”.

“A necessidade de formar mais profissionais é visível, principalmente no interior do Brasil, onde muitos não chegam pela demanda das grandes cidades ou optam por não atuar”, argumenta o deputado.

Ainda, o deputado Marcius diz que a decisão se baseia na pressão do Conselho Nacional de Medicina (CFM), o qual argumenta que existem cursos com qualidade deficitária.

“É papel do Estado exigir qualidade de ensino e da extensão nas instituições de Ensino Superior, portanto a medida tomada se mostra falha”, finaliza.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário