Notícia no Ato

Diretran fiscaliza Vans escolares

“Nosso trabalho é permanente, em todo o município. É uma fiscalização necessária para garantir mais segurança no transporte escolar.” – Nilton Silveira Júnior

O trabalho permanente de fiscalização de vans de transporte escolar é realizado pela Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Obras da prefeitura de Lages. Hoje existem em Lages 53 vans legalizadas para a atividade de transporte escolar no município, sendo que a estimativa é de que em torno de outras 50 estejam irregularmente operando nesta atividade.

Segundo o diretor de Trânsito, Nilton Silveira Júnior, a fiscalização visa coibir a ação dos transportadores irregulares, valorizando desta forma aqueles que seguem rigorosamente a Lei nº: 4.290, que regulamenta o serviço de transporte escolar em Lages. “Fiscalizar é preciso, para não apenas punir quem desrespeita as normas estabelecidas, mas sobretudo para garantir mais segurança no transporte escolar”, explica o diretor de Trânsito, ressaltando, ainda: “Nosso trabalho será permanente, em todo o município, será uma fiscalização volante.”

A Lei 4.290, por exemplo, disciplina e enquadra os transportadores à questão da vida útil do veículo (no máximo 12 anos) e uma série de outras exigências relativas à documentação (condutor precisa ter habilitação na categoria D), sendo que em cada van deve atuar também um monitor. A Lei aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Antonio Ceron no final de 2018 objetiva, basicamente, garantir mais segurança e conforto aos estudantes que se utilizam o transporte escolar.

Texto: Iran Rosa de Moraes/ Fotos: Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário