Notícia no Ato

Prefeitura inaugura Ceim com capacidade para 240 crianças

A nova estrutura funcionará com atendimento em meio turno, 120 crianças no período matutino e mais 120 no vespertino

O evento de inauguração das novas instalações do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Maria Sônia Ferreira de Quevedo, localizada na avenida 1º de Maio, bairro Caravágio, na manhã desta quinta-feira (4 de abril), contou com a presença de centenas de pessoas. Este Ceim ocupa a área da antiga Sociedade Lageana de Assistência aos Necessitados (Slan), entidade de cunho beneficente que funcionou em Lages de 1948 a 2016, e a partir de então, por impossibilidade de gerência financeiro-administrativa, cedeu as instalações físicas para uso da prefeitura de Lages em sistema de comodato, por período de dez anos.Nas obras, executadas durante oito meses, a prefeitura investiu R$ 243 mil (recursos próprios da municipalidade), suficientes para a troca do telhado, pintura interna e externa, adaptação de ambientes, troca de equipamentos hidráulicos e elétricos, piso cerâmico, entre várias outras melhorias. Dentre os ambientes internos, o Ceim possui secretaria, salas para acomodação e atividades educacionais e recreativas, fraldário, lavanderia, cozinha, despensa e banheiros. No espaço externo, o Ceim passou a contar com áreas definidas para estacionamento de veículos, para horta e atividades recreativas, pedagógicas e de lazer.

O novo Ceim tem capacidade para 240 vagas (crianças de zero a seis anos de idade), sendo 120 no período matutino e outras 120 no vespertino, com atividades de berçário, maternal e pré-escolar. O prefeito Antonio Ceron salienta que as obras físicas são importantes, mas o que mais importa é o poder público municipal poder estar mais próximo da comunidade, atendendo as necessidades da população. “Quando se entra em um Ceim vemos as crianças com olhos acesos, esperançosas, e é isso que nos motiva e inspira em nosso dever e compromisso de bem atender a comunidade. Devemos fazer o bem, principalmente em prol daqueles que mais precisam da ajuda do poder público. Obrigado Slan pela parceria”, reconhece Ceron.

A secretária da Educação, Ivana Michaltchuk explicou que o atendimento às crianças, em meio período, ocorre por determinação do Ministério Público (MP). “Firmamos acordo para que os novos Ceims funcionem em sistema de meio turno, e desta forma mais crianças possam ser atendidas, diminuindo filas de espera na Educação Infantil”, justifica Ivana. Segundo afirma a diretora do Ceim, Maria Aparecida Rangel, as vagas existentes nesta instituição de ensino não seguem lista de espera. Ainda há cerca de 90 vagas.

Evento concorrido

Entre as centenas de pessoas presentes ao evento estiveram moradores dos bairros Caravágio, Popular e Ferrovia, e adjacências. Destacaram-se, dentre as autoridades, o prefeito Antonio Ceron; o vice-prefeito, Juliano Polese, e a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, e os vereadores David Moro e Jean Pierre Ezequiel.

Compareceram também o presidente da União das Associações de Moradores de Lages, Antonio Carlos Costa (Tita) e o presidente da Associação de Moradores do Caravágio, Paulo Ribeiro, além de Maria Eloi Quevedo e Sami Quevedo, respectivamente, irmã e sobrinha da professora Maria Sônia Ferreira de Quevedo, homenageada com a denominação do Ceim.

Texto: Iran Rosa de Moraes/ Fotos: Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário