Notícia no Ato

A SC-114 entre Lages e Otacílio Costa pode ter limite de velocidade alterado

O deputado estadual Marcius Machado (PR) solicitou um pedido de estudo para aumentar o limite de velocidade para veículos leves para até 100 quilômetros por hora (km/h), no trecho de 36 km entre Lages e Otacílio Costa.

A estrada foi reconstruída e projetada para suportar o trânsito intenso de caminhões pesados, com vida útil de mais de 30 anos, quatro vezes mais do que o asfalto tradicional.

Segundo o Subtenente Túlio Schlichting, comandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) do Posto de Palmeira, o estudo técnico de velocidade da via tem como média 96 km/h. “Atualmente, temos um total de 3.600 veículos que transitam diariamente na via, nosso estudo técnico já comprova que os 80 km/h permitidos são ultrapassados, a média é de 96 km/h”, comenta.

Já em relação ao pavimento, no caso, o concreto oferece mais estabilidade, principalmente em situações de chuva. A estrutura conta com uma espécie de “ranhura” em toda a extensão da pista, para gerar maior aderência entre o pneu e o pavimento.

Para o deputado Marcius, o estudo de viabilidade para aumento da velocidade se faz necessário devido à quantidade de multas aplicadas na região. “O trecho não é sinuoso e foi asfaltado recentemente em concreto armado, ofertando mais segurança. A PMRv não registra acidentes há 332 dias na via, ou seja, mais um motivo para estudar a situação”.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário