Notícia no Ato

Premiadas as Escolas Municipais participantes da I Gincana Recicla

A ação mobilizou quatro mil estudantes, em 11 escolas

Os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a degradação sofrida pelo meio ambiente acarreta em atitudes que devem ser repensadas. A sustentabilidade nas escolas deve ser um conjunto de práticas e conhecimentos que ocorrem dentro do ambiente escolar, mas que deve ultrapassar os muros escolares numa perspectiva de atitude dos estudantes.Com estes propósitos, a I Gincana Recicla mobilizou, de agosto a novembro, quatro mil alunos, em 11 unidades escolares: Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Nicanor Rodrigues Goulart, Belizária Rodrigues, Osni de Medeiros Régis, Dom Daniel, Aline Giovana Schmitt, Nossa Senhora da Penha, Mutirão, Santa e Helena, Lupércio de Oliveira Koeche, Escola Itinerante e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres. Na tarde desta terça-feira (5 de dezembro) foi realizada a premiação dos vencedores da Gincana. Muita expectativa até o resultado final. Os alunos de todas as escolas participantes lotaram o auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), da Uniplac.

O prefeito Antonio Ceron prestigiou o ato e salientou que ações nas quais se envolvem crianças e adolescentes fazem despertar a esperança de dias melhores. “Estas atividades pedagógicas e educativas incentivam nossas crianças para sempre fazerem o bem. Todo dia eu aprendo um pouco mais com meus filhos e netos. Esta geração mais nova tem muito conhecimento e interesse em aprender sempre mais.”De acordo com a coordenadora das disciplinas de Ciências e Educação para a Sustentabilidade, da Secretaria de Educação, a professora doutora Karine Souza Carsten Borges, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. Em outras palavras, a criança, desde cedo, deve aprender a cuidar da natureza no seio familiar e na escola é onde se deve iniciar a conscientização.

Mais de 63 toneladas de material

A forte mobilização da comunidade em geral resultou na arrecadação de 63.151,57 quilos, com a coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares, separando-se os materiais recicláveis ou reutilizáveis. Segundo a secretária municipal da Educação, Valdirene Vieira, com a realização da I Gincana Recicla se inicia um programa de gestão ambiental nas escolas. “Isto promove a convivência harmoniosa entre sociedade e natureza. Provemos a informação, sensibilização e mobilização da comunidade em geral”, destacou.Os materiais que pontuaram para a Gincana foram os seguintes: metal, com latas de alumínio, tampas, panelas, entre outros; plásticos, com canos, tubos, baldes, tampas de garrafas, e potes, e papéis através de jornais, revistas, fotocópias, envelopes, caixas, cartazes e embalagens longa vida.

Resultado Final

Categoria Escolas: 1º lugar – Emeb Santa Helena, que arrecadou 29.295,00 quilos de materiais recicláveis;Categoria 1º ao 5º ano: 3º lugar – Emeb Santa Helena (4º ano II); 2º lugar – Emeb Santa Helena (4º ano I); 1º lugar – Emeb Nossa Senhora da Penha (1º ano I).Categoria 6º ao 9º ano: 3º lugar – Emeb Lupércio de Oliveira Koeche (6º ano II); 2º lugar – Emeb Nossa Senhora da Penha (7º ano I); 1º lugar – Emeb Santa Helena (7º ano I).

Recolhimento do material

A coleta do material reciclável foi realizada por uma empresa parceira desta ação e especializada neste tipo de trabalho. A Ipasul percorreu todas as escolas participantes realizando a pesagem e o recolhimento dos recicláveis. Foi desenvolvida uma rota com um cronograma. A empresa passou nos locais de segunda a sexta-feira nos períodos matutino e vespertino.

Fotos: Ari Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário