//Fundação Cultural de Lages (FCL) apresenta agenda para o segundo semestre

Fundação Cultural de Lages (FCL) apresenta agenda para o segundo semestre

Os destaques da segunda metade do ano são a terceira edição do Salão do Livro e o resgate do FETEL (Festival de Teatro de Lages)

O Festival Sabores de Lages, em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) encerra no dia 19 de agosto. No mesmo dia, no Teatro Marajoara, às 20h30, acontece o Acordeon Festival com shows dos músicos Leonel Gomez, Guilherme Garcia, Jones Andrei, Uiliam Michelom, Leandro Painettz, Orimar Hess e Douglas Moraes. Também no dia 19, no Centro Cultural Vidal Ramos, a programação do Acordeon Festival começa a partir das 14h, com encontro de professores de acordeon, apresentação do projeto “Fábrica de Gaiteiros e o 1º Gaitaço da Serra Catarinense. O Festival Acordeon é uma iniciativa do Encarte Cultural.Uma semana depois, nos dias 24 e 25, a FCL apoia a terceira edição do Mostra de Curta Lages, evento executado pelo Coletivo do Audiovisual Lageano (CAL) que tem por objetivo a exibição de curta metragens produzidos por acadêmicos, comunidade de Lages e região e cineastas independentes. Nos dias 29 e 30 de agosto, o Auditório Mario Augusto de Sousa na FCL será sede do Encontro Estadual de Patrimônio Cultural, onde agentes de todo o estado participam de oficinas nas áreas de história e patrimônio das cidades.

III Salão do Livro

De 11 a 17 de setembro a Praça Joca Neves recebe novamente mais uma edição do “Salão do Livro”, ação que além de oportunizar aos leitores a opção de compra de diversos estilos literários, oferece palestras com artistas renomados na música, literatura, quadrinhos e jornalismo. Uma festa de lançamento com a divulgação com os nomes dos palestrantes desse ano está agendada para meados do mês de agosto. Após o “Salão do Livro”, de 18 a 28, a 11ª edição da Primavera de Museus ocorre em todos os locais de registro de memória do Brasil. O objetivo é movimentar os museus com visitas guiadas e manifestos culturais. Em Lages, o Museu Thiago de Castro prepara toda uma programação teatral voltada para o tema da primavera.

Retomada do FETEL

O Festival de Teatro de Lages tem uma história de 36 anos. A última edição foi realizada em 2015, e pela primeira vez na história, em 2016 o FETEL não foi realizado. Para o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi, resgatar o FETEL é uma responsabilidade, “ainda que tenhamos poucos recursos, pretendemos executar um Festival de Teatro de Lages com um período menor, incentivando os grupos locais e permitindo quem 2018 possamos pensar num evento de maiores proporções”, comenta.O FETEL está programado para os dias 15, 16 e 17 de novembro de 2017.