Notícia no Ato

Previsão de alto volume de chuva para a região coloca Defesa Civil Municipal em alerta

Boletim da Defesa Civil Estadual aponta possível acumulado pontual de chuva de mais de 100 milímetros entre sexta e sábado

Os institutos de meteorologia, a Epagri/Ciram, e Defesa Civil do Estado e do Município estão monitorando as previsões do tempo para esta sexta-feira (10 de maio) e sábado (11). Os boletins indicam que amanhã, sexta-feira, a partir das 12 horas, poderá ocorrer chuva moderada a forte com acumulado de 70 a 90 milímetros, em média, e com pontuais acima de 100 milímetros. Risco de temporais localizados, especialmente entre a tarde de sexta e a manhã de sábado. No Planalto Sul e Litoral, rajadas intensas de vento noroeste de 60 a 70 Km/h na sexta-feira.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Jean Felipe de Souza, toda a equipe está de prontidão e em sistema de alerta para qualquer anormalidade causada pelas possíveis chuvas. “Pedimos principalmente para que a comunidade ribeirinha tenha muita atenção e cuidado com as chuvas. Qualquer emergência estaremos prontos para agir com nossos equipamentos e maquinários em todos os pontos da cidade”, reitera Jean.

Recomendações da Defesa Civil

Em caso de tempestades a recomendação é que a pessoa se proteja em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Quando há alagamentos ou inundações evite o contato com as águas e não dirija veículos em lugares alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersos e cuidado com crianças próximas de rios e riachos.

Nas enxurradas não fique próximo às margens de rios, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Já em casos de deslizamentos de terra deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros no telefone 193.

Texto: Ari Junior/Informações

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário