Notícia no Ato

Câmara de Lages promove audiência para debater sobre o manejo da araucária

A árvore Araucária é símbolo de vários municípios, especialmente no sul do Brasil. Além da sua beleza evidenciada nos campos, a araucária tem grande potencial econômico. Dela vem o pinhão, semente extraída da planta, e uma fonte de renda para muitas famílias. A sua madeira é considerada uma matéria-prima de boa qualidade, sendo, inclusive, uma das árvores mais importantes na economia madeireira brasileira até meados da década de 1970.

Para debater sobre a possibilidade de um aperfeiçoamento da legislação que permita o cultivo e o manejo sustentável da espécie Araucária Augustifolia em todo o país, a Câmara de Vereadores de Lages promove no dia 17 de maio uma audiência pública, com início às 19h, no Teatro Municipal Marajoara. O evento é aberto ao público, que terá espaço para se manifestar na sessão mediante prévia inscrição. A iniciativa atende ao requerimento 085/2019, do presidente do Legislativo Municipal, Vone Scheuermann (MDB).

A intenção é reunir representantes da sociedade civil organizada, autoridades politicas, empresários, professores e técnicos da área para debater o assunto. O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto (MDB), o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Edson Tadeu Iede, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) e deputado estadual Nilso Berlanda (PR) já confiram suas presenças. Além disso, os órgãos: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Meio Ambiente, Ibama enviarão representantes. Também foram convidadas diversas autoridades das Câmaras e Prefeituras dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário