Notícia no Ato

Polícia Ambiental e Florestal Gateados: parceria para a conscientização ambiental

Capão Alto-“Unidos Pelo Meio Ambiente” esse é o slogan do Programa que representa os jovens formandos de Capão Alto. Iniciado em 2017, pela Cia da PM Ambiental de Lages. Porém, conforme explica o Capitão PM Marco Marafon, Comandante da Polícia Ambiental da Serra Catarinense, “é um Programa que, desde o ano de 2016 foi iniciado em Canoinhas.

E, felizmente com o apoio da Florestal Gateados conseguimos trazer esse Programa para o município de Capão Alto; e, já estamos iniciando a formação da Turma de Campo Belo do Sul. E, hoje, quinta-feira(13/06), temos a felicidade de estarmos formando 36 alunos que, num período de aproximadamente 14 semanas repassamos a eles vários conhecimentos de acordo com os temas contidos em 11 Cartilhas, como o Tratamento do Lixo, Preservação Ambiental, Desmatamento, Pesca, etc. Então, eles poderão reaplicar esses conhecimentos num município tão importante como é Capão Alto, que, tem uma área ambiental muito grande. Com certeza, esse conhecimento adquirido será muito bem aproveitado. Os jovens gostaram da participação que, poderão, inclusive, repassar aos pais; e, se colocam até para outros eventos ambientais. É um Programa muito interessante, e vamos procurar desenvolver cada vez mais. Pois até no final do ano, pretendemos formar mais de 100 alunos. E, para 2020, pretendemos dobrar os números de participantes.

Também tivemos a oportunidade de repassar outros conhecimentos, como a questão do Javali, que poderão ser repassados aos familiares. Percebemos que as crianças querem desenvolver os conhecimentos adquiridos recentemente e, até com disposição para participarem de eventos fora do município, com a Polícia Ambiental ou até com a Polícia Militar local”, observou o Oficial da Polícia Ambiental, Comandante na Serra Catarinense, Capitão PM Marco Marafon.  Na oportunidade o professor Antônio Mattos, secretário municipal da Educação também fez suas colocações: “É uma satisfação estar presente neste ato de formação de jovens no Projeto, Programa Unidos pelo Meio Ambiente(Puma), que traz um conhecimento ambiental muito importante para nossos adolescentes, pois temos que criar essa conscientização. Assim que, podemos valorizar esse Programa que tem a parceria da Florestal Gateados, que somente vem beneficiar o município de Capão Alto. Ficamos gratos pelos conhecimentos repassados à nossa juventude. Esses alunos pertencem a duas escolas municipais, a Belizário José Luiz  e a Valmor Antunes, estudantes do 4º ano de 10 a 12 anos de idade, para não conflitar com um programa similar denominado Protetor Ambiental realizado a jovens de 10 a 14 anos de idade.  São jovens que, criaram a consciência ambiental e, com certeza, levarão o conhecimento adquirido até ao interior do município, principalmente junto aos seus familiares”, observou o secretário municipal da Educação de Capão Alto.

Parceria na conscientização ambiental

O representante da Florestal Gateados, Ian Pereira, disse  à reportagem de Notícia no Ato que: “é uma satisfação muito grande participar dessa parceria ao repassar conhecimentos ambientais aos alunos através da Polícia Ambiental. É muito importante a formação dos multiplicadores de conhecimentos. Esperamos que esses jovens formandos repassem aos seus familiares tudo o que aprenderam no Programa Unidos Pelo Meio Ambiente. Parabenizamos e agradecemos a todos”, observou o representante da empresa parceira Florestal Gateados.

 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário