Notícia no Ato

Programa Lages Melhor descobre novos talentos no violão

Uma oportunidade para aprender com um dos ícones do rock lageano

São Paulo, São Francisco, Penha, Santa Mônica são alguns dos tantos bairros atendidos pelo Lages Melhor – programa que leva cursos de arte e cultura de forma gratuita para as comunidades de Lages e que foi criado pelo Prefeito Antonio Ceron. Estes citados são locais de trabalho diário para Marcelo Bernhard, instrutor de violão, que vem juntamente com a equipe da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural, aperfeiçoando e proporcionando contato para a música com diversos amantes da arte em Lages.

O instrutor é figura conhecida no cenário musical na cidade. Em bandas de rock and roll, Marcelo assume o contrabaixo e os vocais, especialmente no trio Banda Halheia, que recentemente se apresentou no palco nacional da 31ª Festa Nacional do Pinhão. E essa propriedade nascida nos acordes pesados, não impede o instrutor de mostrar aos seus alunos do Lages Melhor como a música pode ser universal.

Marcelo destaca o empenho das crianças, que em sua turma não passam dos 16 anos de idade, e já realizaram algumas apresentações desde o início do projeto. “Aqui eles se preparam para diversas apresentações, como a do mês de agosto na Praça Joca Neves e a do final do ano, já confirmada, para o Natal Felicidade. Até pelo foco em preencher atividades extraclasses para eles trabalhamos em várias horas durante a semana”, diz.

Em média, as aulas de violão por bairro recebem entre 15 e 20 alunos. Um número expressivo, considerando que as crianças conciliam as aulas com a escola. Todos os dias também são oferecidos aulas de reforço, das 16h às 17h, com uma pequena extensão nos horários quando os exercícios requerem mais horas de aplicação.Para alguns dos alunos de violão, como Cássio Amarante de Melo, de 11 anos, o empenho e dedicação com as aulas só cresce, dia após dia. “Gosto muito do jeito como o professor Marcelo leva a sério cada nota, letra, com a gente. Já estou aqui faz um ano, e cada dia meu interesse só aumenta”.Marcelo já está no Programa Lages Melhor desde 2017 (ano em que o projeto foi criado), e uma das grandes lembranças citadas é quando alguns alunos obtiveram a oportunidade de se apresentar ao lado de Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana) durante o Salão do Livro daquele ano. “Foi um momento único, pois ali ao lado deles estava um dos meus ídolos e deles com certeza, pois boa parte do repertório de estudo dos alunos foi composta pelo Dado e Legião Urbana”.

Essa iniciativa já vem ganhando muito destaque, e serve de orgulho para todos os organizadores comprometidos com ela, levando mais alegria aos jovens lageanos, e uma possibilidade de desenvolvimento e sucesso com a música.

Texto: Fabrício Furtado e Tiago Seibert

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário