Notícia no Ato

Assistência Social e Habitação estabelece ações para implementar política de Educação Permanente do SUAS em Lages

Em fevereiro de 2019 o prefeito Antonio Ceron assinou o decreto 17.429 que instituiu o Núcleo de Educação Permanente (NUMEP) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

O Núcleo de Educação Permanente (NUMEP) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem a finalidade de estabelecer estratégias e diretrizes para implementação da política de educação permanente no âmbito da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação do município de Lages. Na última sexta-feira (05 de julho) foi realizada a capacitação sobre Educação Permanente e Educação Continuada para os coordenadores da Secretaria. Quem ministrou o curso foi a professora Dra. Marina Patrício Arruda. No currículo, diversas publicações e trabalhos sobre educação permanente.

De acordo com a professora Marina, a Educação Permanente propõe um novo paradigma que privilegia a relação e a formação integral das pessoas e um atendimento à população mais efetivo as necessidades. “Educação Permanente é um espaço de reflexão, de troca de experiências, de escuta de ideias e sonhos, de construção de autonomia. Educação continuada como espaço de retomada de conteúdos e conceitos para renovação da prática”, explicou a palestrante.

Participaram deste encontro 45 gestores da Secretaria. A sede foi o Centro de Referência de Assistência Social, do bairro Conta Dinheiro, o CRAS VII. Nesse primeiro momento estão sendo capacitados os gestores, para que posteriormente seja implementado momentos de Educação Permanente e Educação Continuada em todos os serviços da Assistência Social. Objetiva-se assim, um olhar cuidadoso aos trabalhadores, às pessoas e famílias que necessitam do atendimento da assistência social.

Paralelo a este trabalho o Núcleo de Educação Permanente está fazendo o levantamento e diagnóstico de demandas com gestores, trabalhadores e conselheiros do Conselho Municipal da Assistência Social para que se construa um Plano Municipal de Educação Permanente do SUAS.

Informações: Aline Bernardi – Psicóloga Assistência Social

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário