Notícia no Ato

Três projetos de asfaltamento com recursos do Finisa já estão sendo executados

Nesta primeira quinzena de julho já foram assinadas ordens de serviços para pavimentação das ruas Padre Ludovico Kuck (Tributo), a Major Fernando Athayde (Sagrado) e Eclair Xavier (Conta Dinheiro), as três com recursos do Finisa

A pavimentação asfáltica da rua Eclair Xavier da Cruz, no bairro Conta Dinheiro, antiga reivindicação dos moradores, está agora sendo atendida pela Prefeitura de Lages. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta quinta-feira, pelo prefeito Antonio Ceron e pelo secretário municipal de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte.

A execução do projeto, será feita pela AS Construtora Ltda, que de agora em diante terá prazo de 60 dias para concluir as obras, as quais consistem de uma camada asfáltica usinada a quente, com cinco centímetros de espessura, de base de brita graduada de 15 centímetros, mais sub base de macadame seco também com 15 centímetros de altura.

Antes disto, o leito da rua (terreno) será totalmente regularizado, bem como feita a drenagem pluvial com tubos de concreto com diâmetros diferenciados, sendo 44 unidades de 40 centímetros, 66 tubos de 60 centímetros e mais 30 unidades de 80 centímetros de diâmetro.

O asfaltamento será de 102 metros de extensão, por oito metros de largura (metragem das pistas de rolamento), com meios-fios, perfazendo um total de 825 metros quadrados de pavimentação. Já o valor total das obras é de R$99.995,06.

A rua Eclair Xavier da Cruz é perpendicular às ruas Marechal Rondon (cruza em frente ao 1º BFv) e a rua Hercílio Granzotto. O projeto não contempla a construção de calçadas (passeio público).

O prefeito Antonio Ceron disse, durante o ato da assinatura da ordem de serviço, que a realização desta obra será, com certeza, estímulo para que os moradores façam um mutirão e de forma cooperativa, compartilhada, construam as calçadas em frente às residências. “É uma obra executada com recursos do programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa), projeto já licitado anteriormente à assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal. Obra prioritária também, a exemplo dos demais projetos que contemplarão trechos do itinerário do transporte coletivo urbano”, falou Antonio Ceron.

O prefeito explicou que pela rua Eclair Xavier da Cruz não passa linha de ônibus, mas a prioridade se refere a necessidade de urbanização, com implantação de rede de drenagem pluvial.

“Há muitos anos os moradores esperavam por esta pequena grande obra”, disse o presidente da Associação de Moradores do bairro Conta Dinheiro, Luiz Alberto Fernandes (Betão). Já a moradora Eloí Terezinha Oliveira agradeceu o poder público municipal: “era um sonho dos moradores, pois todos aqui enfrentam o problema de poeira em dias de sol e do barro em dias de chuva”.

Dona Eloí, porém, falou de um problema mais sério que ocorre nessa rua, o alagamento de residências em dias de fortes enxurradas. Problema que será minimizado, segundo o engenheiro Wilson Besen, responsável por fiscalizar a execução do projeto de pavimentação e drenagem. “Será feita a canalização das águas das chuvas a partir dos pontos de confluência com as ruas Marechal Rondon e Hercílio Granzotto, além de uma caixa de inspeção, pela qual será canalizada a água de um córrego”, explicou.

Nesta primeira quinzena de julho já foram assinadas ordens de serviços para pavimentação das ruas Padre Ludovico Kuck (Tributo), a Major Fernando Athayde (Sagrado) e Eclair Xavier (Conta Dinheiro), as três com recursos do Finisa.

Texto: Iran Rosa de Moraes/Fotos Marvadeza

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário