Notícia no Ato

Carmen Zanotto destaca 60 anos da Uniplac e a importância das universidades comunitárias

 

Em pronunciamento na Câmara Federal, a deputada Carmen Zanotto destacou os 60 anos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e a importância da instituição com a prestação de um serviço de excelência para Lages e toda a região serrana.

“O nosso Sistema Acafe congrega todas as nossas universidades comunitárias propiciando que as pessoas possam estudar na sua cidade ou no município mais próximo. Isso fez com que Santa Catarina seja um Estado desenvolvido, porque não ficou concentrado apenas com a Universidade Federal, a UFSC que tanto nos orgulha, ou com a Udesc, financiada pelo Estado”, complementou a parlamentar.

Carmen Zanotto ainda destacou a importância de continuar lutando pelo reconhecimento das universidades comunitárias, que depende da regulamentação da Lei 12.881/13. O Sistema Acafe está presente em 53 municípios de Santa Catarina e é composto atualmente por 16 instituições de ensino superior, sendo 11 universidades e cinco centros comunitários.

“Eu como parlamentar tenho tido oportunidade de fazer indicação de recursos para nossa universidade, mas por meio do Ministério de Ciência e Tecnologia. No entanto, queremos fazer por meio do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e de outros ministérios porque o patrimônio dessas instituições não pertence aos seus reitores, mas à comunidade e à região onde estão instaladas. Então isso é importante porque precisamos fazer do ensino superior a nossa pauta também”, finalizou.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário