Notícia no Ato

Mais de 200 pessoas prestigiam solenidade do sistema Amures

O sistema Amures, formado pelo Consórcios Intermunicipal de Saúde – Cis-Amures, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra, homenageou na noite desta quinta-feira (29), 34 iniciativas entre projetos e programas públicos, privados e personalidades. O evento no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, reuniu mais de 200 pessoas.

Alusivo aos 51 anos de fundação da Amures, 23 anos do Cis-Amures e 10 anos de atuação do Cisama, foram premiados com troféu de Boas Práticas, 18 iniciativas entre públicas e privadas, cinco específicas da área da saúde e dez ex-presidentes do Cisama, além da deputada federal Carmen Zanotto.

O presidente em exercício da Amures, prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler, se solidarizou em seu discurso com o prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel, afastado da prefeitura por ordem judicial. E destacou a importância da associação de municípios e dos consórcios para o desenvolvimento de ações focadas na economicidade e na eficiência da aplicação de recursos.

Na mesma linha, o presidente do Cis-Amures, prefeito de Rio Rufino Thiago Costa e o presidente do Cisama, prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira, se uniram em defesa do prefeito de Bom Retiro e realçaram a importância da Amures e das entidades que a constituem. Para a deputada federal Carmen Zanotto, a homenagem que recebeu demonstra a sintonia de seu trabalho com os prefeitos.

“Há uma grande diferença entre o repasse para um município e através de consórcio. Por isso que 90% das minhas emendas são repassadas via consórcios, porque atende à demanda do coletivo dos municípios e promove a economia de escala”, declarou a deputada. Ela anunciou que, uma nova emenda de R$ 2 milhões de sua cota parte foi cadastrada esta semana para atender os municípios via consórcios.

O evento do sistema Amures contou também, com a presença dos deputados estaduais Ismael dos Santos, Marcius Machado e Nilson Berlanda. Um vídeo mostrando a atuação das entidades foi apresentado e o grande momento foram as homenagens às Ações de Boas Práticas. De acordo com o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, a intenção é instituir as Boas Práticas no calendário de eventos do Sistema Amures.

“Queremos com isso, identificar, reconhecer, estimular ações inovadoras. Aquelas que entendemos como algo formado por um conjunto de práticas e procedimentos que consolidam avanços no processo econômico e na implementação de políticas públicas voltadas aos interesses sociais”, adiantou Manfroi.

Outro grande momento da solenidade foi a apresentação do rótulo de número um milhão e meio, que marca a atuação forte do Cisama nesses dez anos da entidade. O Cisama tem hoje, 68 agroindústrias cadastradas e juntas respondem por 651 diferentes tipos de produtos processados, sendo responsável pela manutenção de centenas de famílias.

Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública ou Privada

Anita Garibaldi:  Concurso de Gastronomia. Evento organizado pela prefeitura através da Secretaria de Turismo em parceria com a iniciativa privada.

Bocaina do Sul: O Projeto Internet no Meio Rural, foi destaque no 4° Congresso Catarinense de Cidades Digitais com o troféu Prefeito Inovador.

Bom Jardim da Serra: Desde 30 de maio do ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar vem desempenhando papel de extrema relevância à comunidade. Com efetivo de um militar e sete civis voluntários, a unidade está estruturada com uma viatura, administrativa, dois caminhões de combate a incêndios e uma ambulância. E já atendeu mais de 350 chamados.

Bom Retiro: Referência nacional na produção de mel e melato de bracatinga, a Associação de Apicultores de Bom Retiro – Apibom é responsável por até 98% da exportação de mel para Europa. E contribuiu significativamente para que o mel e o melato da região fosse premiado entre os melhores do mundo.

Campo Belo do Sul: Responsável pela Expofeira Multissetorial, o Sindicato Rurais é um dos grandes protagonistas do crescimento econômico e da inovação tecnológica do agronegócio.

Capão Alto: A queijaria Iguaria Serrana é uma das inúmeras unidades com certificação de propriedade livre de tuberculose e brucelose bovina. E consolida cada vez mais sua fatia no mercado consumidor sob acompanhamento da Epagri e Cisama.

Cerro Negro: Não diferente, a queijaria Maria e José, vem conquistando lugar ao sol como referência na produção do queijo artesanal serrano. Dentre as conquistas, levou o Troféu Ouro, no 3° Concurso do Queijo Artesanal Serrano.

Correia Pinto: O projeto Educa+Ação visa o desenvolvimento do aluno não apenas no campo pedagógico. Avança até mesmo em questões como infraestrutura e rotina das unidades escolares. Identifica pontos positivos e fraquezas num processo de aperfeiçoamento educacional.

Lages: A atuação em defesa das mulheres e em situação de violência, é mais que um direito, é uma obrigação. É assim que a Secretaria de Políticas para Mulher entende sua missão. E dentre suas ações, instituiu em Lei Municipal que homens denunciados por violação dos direitos das mulheres, não podem ocupar cargos na administração pública.

Otacílio Costa: A Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Otacílio Costa – Coopercoc, tem conseguido estabelecer não apenas dignidade, mas qualificação, renda e trabalho à várias famílias. Além do papel social e ambiental que prospera junto à comunidade.

Painel: Excelência na captação de recursos externos, na execução financeira e prestação de contas, o setor de gestão de convênios da prefeitura de Painel tem conseguido dar não apenas transparência, mas celeridade e reduzir custos.

Palmeira: Reconhecido pelo Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa como exemplo a ser replicado a outras prefeituras, o Controle Interno da prefeitura de Palmeira responde a todas as prerrogativas legais. E se transformou em modelo de fato com recomendação pelo MP.

Ponte Alta: Considerada a maior fabricante de chocolates de Santa Catarina, a Corona Indústria e Comércio Ltda é um sonho de 30 anos, que se tornou realidade. Especializada em produtos de Natal e Páscoa, a fábrica de chocolates Texas vende para todo Brasil e seu maior parceiro é a rede Havan.

Rio Rufino: Denominado Nomenclatura Viária, o projeto que estabeleceu sinalização, numeração e georreferenciou todas as vias urbanas e rurais de Rio Rufino é algo totalmente inovador. Projeto de Lei foi aprovado na Câmara de Vereadores e logo, o mapa de localização e numeração das RR`s, poderá ser acessado por aplicativo.

São Joaquim: “Nascer Bem em São Joaquim”, foi concebido para atender gestantes oriundas do Sistema Único de Saúde – SUS. O programa estabelece acompanhamento por profissionais e serviço de urgência e emergência durante todo período da gestação da paciente e após o nascimento do bebê.

São José do Cerrito: Com apoio do Programa SC Rural e Cisama, o Abatedouro de Frango Caipira Carú caminha para ser reconhecido com equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI). Significa que, com sua padronização, harmonização e inocuidade, poderá ser comercializado para todo Brasil.

Urubici: O Programa de Pavimentação Solidária de ruas e calçadas está dando uma nova cara ao perímetro urbano de Urubici. Cidade turística, está ganhando mais infraestrutura numa parceria do poder público e comunidade. Qualidade de vida e melhora da autoestima de todos.

Urupema: O Instituto de Pesquisas e Aplicação Ambiental e Cultural – IPAC, tem levado o nome de Urupema além fronteiras. Cursos, palestras e capacitações são algumas das atividades. Mas nada se iguala ao Festival de Fotografias dos Papagaios Charão e Peito-Roxo, que atrai adeptos de todo Brasil.

Prêmio Boas Práticas – Cis-Amures

Frei Rogério: Horta comunitária sem agrotóxicos. O programa consta de entrega de sementes de hortaliças e premia as hortas com produção mais diversificada.

Lages: Analisar, propor medidas e acompanhar a atenção primária à saúde, vigilância em saúde e dentre outras áreas, administrativo financeiro. São algumas das atribuições da Câmara Técnica de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação de Lages.

Ponte Alta do Norte: Tratamento à base de meditação, reiki, barra de access, aurículoterapia e aromaterapia fazem parte das Práticas Integrativas Complementares em Saúde, em Ponte Alta do Norte. E com grandes resultados aos pacientes.

Santa Cecília: Controle dos índices glicêmicos com acupuntura e diminuição de medicamentos tradicionais. São resultados obtidos com o Programa de Acupuntura em Santa Cecília. As sessões atendem pacientes através da Farmácia Básica do Município.

Urupema: O Projeto Motivamente, tem melhorado a saúde mental dos moradores da localidade da Bossoroca. E conseguido com isso diminuir o uso de medicamentos tradicionais.

Troféu Cisama Homenageados

Antônio Coelho Lopes Júnior, ex-prefeito de Capão Alto

José Nérito de Souza, ex-prefeito de São Joaquim

Renato Nunes de Oliveira (In-Memorian) ex-prefeito de Lages, recebe seu filho, Renato Nunes de Oliveira Júnior

José Valdori Hemkmaier, ex-prefeito de Palmeira

Ademar de Bona Sartor – Rio Rufino

Edilson José de Souza (In Momorian), ex-prefeito de Campo Belo do Sul, recebe sua irmã Ilisabete Sagais.

Humberto Luiz Brighenti, ex-prefeito de São Joaquim

Tito Pereira Freitas, prefeito em exercício de Capão Alto

Luiz Carlos Xavier, prefeito em exercício de Otacílio Costa

Evandro Frigo Pereira, prefeito atual de Urupema

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário