Notícia no Ato

Câmara outorga Título de Cidadão Lageano ao Coronel Ariovaldo da Silva Pacheco

Dedicação, disciplina, coragem e amor a profissão são qualidades reconhecidas na carreira do Bombeiro Militar de Santa Catarina, coronel Ariovaldo da Silva Pacheco, que recebeu em sessão solene na noite 30 de agosto, o Título de Cidadão Lageano da Câmara de Vereadores de Lages. A outorga do título, foi realizada pelo proponente da honraria, vereador Jean Pierre Ezequiel (PSD), juntamente com os demais edis, que aprovaram por unanimidade o projeto de decreto legislativo 014/2019.

O título de Cidadão Lageano é um reconhecimento às pessoas que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços prestados em prol da coletividade. Assim, a homenagem da Câmara faz referência aos cidadãos pela realização de atividades que orgulham, engrandecem e visam o bem comum da população. É concedido para aquelas que trabalham sempre com entusiasmo e dedicação, se tornando exemplo para a comunidade. Outro requisito relevante para a outorga é a vivência por, pelo menos, 20 anos no município.Pelo reconhecimento destas virtudes, o homenageado recebeu do Poder Legislativo Lageano o certificado de outorga do Título de Cidadão Lageano, primeiro concedido na 18ª Legislatura, juntamente com o símbolo maior: a bandeira do município. “Senhor Ariovaldo da Silva Pacheco, hoje Lages te abraça oficialmente. Que Deus e Nossa Senhora te abençoem sempre e que você continue sendo essa pessoa maravilhosa, amigo, pai de família e profissional tão reconhecido. Receba o título de Cidadão Lageano aprovado por todos os vereadores desta Casa”, declarou o vereador Jean Pierre.

O proponente da sessão também fez uma breve leitura do currículo do Coronel, que passou a residir em Lages no ano de 1972. Nasceu na cidade de Curitibanos, iniciando a carreira militar no ano de 1991, como aluno oficial da Academia da polícia Militar em Florianópolis. Em 1998, graduou-se em Direito e no ano de 2001 ingressou na escola de Magistratura da Uniplac.Em sua trajetória militar Pacheco foi Aspirante Oficial (1994); 2º tenente da Polícia Militar (1995); 1º tenente Bombeiro Militar (2003); Capitão BM (2007); Major do BM (2013); tenente-coronel BM (2016); chegando ao posto de coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina este ano. Atualmente, ocupa a Diretoria de Pessoal da Corporação Catarinense, na Capital. “Vocês não me concederam o Título de Cidadão Lageano, mas me deram uma nova certidão de nascimento”, enalteceu o homenageado que complementou: “Fiz de Lages a minha casa, a minha vida e pretendo ficar aqui até quando Deus permitir”, disse.Emocionado, o novo cidadão lageano dedicou a honraria, especialmente à sua família, e também a todos que fazem parte da sua história pessoal e profissional. “Agradeço a presença dos bombeiros militares e comunitários, aos policiais militares e gostaria de dividir com toda a plateia esta honraria”. Ele finalizou sua fala dizendo: “sinto orgulho e honra, pois agora, sou lageano de fato e de direito. Muito obrigado por esse presente que vou abraçar de todo coração”, agradeceu. A cerimônia terminou com o tradicional banho de “batismo”- um banho de mangueira oferecido pelos seus colegas de farda- em comemoração ao título recebido.Participaram da solenidade representando o governador do Estado, o comandante da 2ª Região de Bombeiros Militar, coronel Edson Tadeu Stenck; representando o prefeito de Lages, o coordenador de Segurança das Pessoas e do Patrimônio, o bombeiro da reserva Luiz Henrique de Souza; o comandante do 1º Batalhão Ferroviário, Cléber Machado Arruda; o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos. Também prestigiaram a sessão os vereadores Jair Junior (PSD), João Chagas (PSC), Lucas Neves e Luiz Marin (ambos do Progressistas), Mauricio Batalha Machado (Cidadania), Osni Freitas (PDT) e Sargento Sobrinho (DEM).

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário