Notícia no Ato

Gumboot Dance Brasil apresenta “Subterrâneo” no palco do Marajoara, no dia 10, gratuitamente

Espetáculo faz parte do Palco Giratório do Sesc e tem parceria com a Fundação Cultural de Lages

“Subterrâneo” traça um paralelo entre a experiência dos mineiros africanos do século XIX e a sobrevivência da população negra e periférica das grandes metrópoles brasileiras nos dias de hoje. Suburbanos explorados cotidianamente, com suas memórias sendo soterradas e suas vozes abafadas por um regime de extermínio que avança sistematicamente. Como sobreviver? Como ressignificar o cenário e resgatar a humanidade dentro de uma estrutura tão repressora e historicamente violenta?
Os lageanos terão a oportunidade de prestigiar a apresentação no Teatro Municipal Marajora na terça-feira (10 de setembro) às 20h com ingressos disponíveis gratuitamente uma hora antes do espetáculo.

Criado em 2008 a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, este grupo tem como proposta pesquisar e difundir a técnica Gumboot, por meio de workshops e apresentações. Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular criada no século XIX pelos trabalhadores das minas de ouro e de carvão da África do Sul. O Gumboot Dance Brasil foi indicado como melhor trilha de espetáculo pelo APCA 2018 e premiado com o Fomento à dança da Cidade de São Paulo, além de circulação pelo estado com seus espetáculos.

Oficina de Gumboot com participação de alunos e instrutores da Escola de Artes da FCL

A Oficina de Gumboot Dance é composta por exercícios rítmicos que surgem da leitura corporal e dos códigos construídos pelos mineiros que trabalhavam nas minas de ouro da África do Sul. Em sua essência traz na prática, elementos da brincadeira, do canto de trabalho e a sonoridade extraída do próprio corpo.

O aluno experimenta de uma forma lúdica e musical, a possibilidade de criar códigos e diálogos percussivos, e com as diversas variações sonoras, chegarmos ao entendimento da história vivida no período de maior extração de ouro e diamante no final do século XIX na África do Sul. A Escola de Artes Elionir Camargo Martins participará com a presença de seus alunos e instrutores dos cursos de danças de rua no espetáculo do dia 10 e na oficina do dia seguinte.

Em Lages a oficina acontecerá na quarta-feira (11 de setembro) no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc e as informações sobre vagas e horários podem ser obtidas pelo telefone 3222-4271.

Serviço:
Palco Giratório com GUMBOOT DANCE BRASIL (SP)

Espetáculo: “Subterrâneo”

Direção: Rubens Oliveira

Data: 10 de setembro

Horário: 20h
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Marajoara

Obs: Entrada Gratuita, ingressos uma hora antes no local.

Texto: Fabrício Furtado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário