//Gumboot Dance Brasil apresenta “Subterrâneo” no palco do Marajoara, no dia 10, gratuitamente

Gumboot Dance Brasil apresenta “Subterrâneo” no palco do Marajoara, no dia 10, gratuitamente

Espetáculo faz parte do Palco Giratório do Sesc e tem parceria com a Fundação Cultural de Lages

“Subterrâneo” traça um paralelo entre a experiência dos mineiros africanos do século XIX e a sobrevivência da população negra e periférica das grandes metrópoles brasileiras nos dias de hoje. Suburbanos explorados cotidianamente, com suas memórias sendo soterradas e suas vozes abafadas por um regime de extermínio que avança sistematicamente. Como sobreviver? Como ressignificar o cenário e resgatar a humanidade dentro de uma estrutura tão repressora e historicamente violenta?
Os lageanos terão a oportunidade de prestigiar a apresentação no Teatro Municipal Marajora na terça-feira (10 de setembro) às 20h com ingressos disponíveis gratuitamente uma hora antes do espetáculo.

Criado em 2008 a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, este grupo tem como proposta pesquisar e difundir a técnica Gumboot, por meio de workshops e apresentações. Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular criada no século XIX pelos trabalhadores das minas de ouro e de carvão da África do Sul. O Gumboot Dance Brasil foi indicado como melhor trilha de espetáculo pelo APCA 2018 e premiado com o Fomento à dança da Cidade de São Paulo, além de circulação pelo estado com seus espetáculos.

Oficina de Gumboot com participação de alunos e instrutores da Escola de Artes da FCL

A Oficina de Gumboot Dance é composta por exercícios rítmicos que surgem da leitura corporal e dos códigos construídos pelos mineiros que trabalhavam nas minas de ouro da África do Sul. Em sua essência traz na prática, elementos da brincadeira, do canto de trabalho e a sonoridade extraída do próprio corpo.

O aluno experimenta de uma forma lúdica e musical, a possibilidade de criar códigos e diálogos percussivos, e com as diversas variações sonoras, chegarmos ao entendimento da história vivida no período de maior extração de ouro e diamante no final do século XIX na África do Sul. A Escola de Artes Elionir Camargo Martins participará com a presença de seus alunos e instrutores dos cursos de danças de rua no espetáculo do dia 10 e na oficina do dia seguinte.

Em Lages a oficina acontecerá na quarta-feira (11 de setembro) no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc e as informações sobre vagas e horários podem ser obtidas pelo telefone 3222-4271.

Serviço:
Palco Giratório com GUMBOOT DANCE BRASIL (SP)

Espetáculo: “Subterrâneo”

Direção: Rubens Oliveira

Data: 10 de setembro

Horário: 20h
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal Marajoara

Obs: Entrada Gratuita, ingressos uma hora antes no local.

Texto: Fabrício Furtado