Notícia no Ato

Comunidade do loteamento Nadir agora tem uma quadra revitalizada para uma vida saudável com mais esporte e lazer

Criança gosta de brincar, se sujar, treinar a coordenação motora, socializar entre amigos e desenvolver o senso de coletividade

A proximidade das temperaturas mais elevadas da primavera reafirma que não há quem resista ao calor e ao convite para se exercitar com a prática de esportes ao ar livre, e há aquelas pessoas que preferem um local específico. No loteamento Nadir, região do bairro Penha, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem a partir de agora aproveitar melhor os dias e noites agradáveis na quadra de esportes de areia revitalizada pela prefeitura de Lages, proporcionando ao público um lugar mais aconchegante e seguro a custo baixo de investimento. A quadra está situada na rua Dalila Canani Delfes, nas proximidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras III). Dos três mil habitantes do Nadir, em torno de 1.650 são crianças e adolescentes. Portanto, o movimento da garotada é intenso.

O espaço foi oficialmente entregue à comunidade na noite desta quinta-feira (12 de setembro) pelo prefeito Antonio Ceron; vice Juliano Polese; secretários de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, e Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Jurandi Agustini, e pelo superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renato Nunes de Oliveira Junior, entre outras autoridades, e a presença de lideranças comunitárias, como o presidente da União das Associações de Moradores, Antonio Carlos Costa, além de moradores das adjacências.

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente providenciou toda a restauração elétrica, com instalação de dois postes de concreto para iluminação pública, três luminárias, três braços, um temporizador, uma chave, 45 metros de cabo multiplex de dez milímetros, oito conectores perfurantes, três armações de um metro e três isoladores tipo roldana. A prefeitura economizou significativamente, pois foram reutilizados materiais retirados das ruas onde foi implantado o sistema de iluminação em LED. A quadra conta com duas traves de futebol.

Da parte da Semasa foi executado o fechamento da quadra com substituição e elevação da altura de telas metálicas nas laterais e colocada areia. A prefeitura irá aumentar a altura das telas na parte de trás da quadra e implantará a proteção metálica na parte da frente. A quadra de areia do loteamento Nadir foi inaugurada há três anos, quando foi entregue a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) por zona de raízes. “Viemos para oferecer um ombro amigo. Quando estamos na comunidade, a gente aproveita para ouvir os moradores e suas demandas, e sempre que possível, atendê-las. É ótimo estar aqui trazendo boas notícias”, argumenta o prefeito Antonio Ceron. No ato, a FME doou uma bola de futebol para a Associação de Moradores.

As melhorias foram reconhecidas pela presidente da Associação de Moradores do Nadir, Elza de Fátima Alves. “Antes não tinha iluminação, era escuro total e tinha pouca areia na quadra. Com a restauração, está aprovada, ficou ótima. Agora as crianças e os adultos vão poder se divertir mais e melhor. A gente joga vôlei aqui. No verão vai dar para aproveitar bem”, comemora.

Entre as demais benfeitorias feitas pela prefeitura no loteamento Nadir estão manutenção em ruas de chão batido, melhorias em saneamento básico e auxílio sobre a taxa de esgoto para moradores com tarifa social no abastecimento de água. Duas capelas mortuárias serão construídas pelo Município no Cemitério Nossa Senhora da Penha, atendendo a região dos bairros Penha, São Miguel, Vila Mariza e loteamento Nadir. O projeto é da prefeitura. O Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) em construção está com as obras interrompidas por conta da falta de repasse de recursos financeiros, porém, a prefeitura está em contato com Brasília para agilizar e solucionar este impasse.

A presidente aproveitou a presença do prefeito para conversar sobre necessidades do loteamento, como uma sede para a Associação, pois a distribuição de alimentos do Banco de Alimentos e do Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), acontece mais longe, no bairro Penha. Estão cadastradas 157 famílias para receber este benefício periodicamente.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Greik Pacheco e Pablo Gomes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário