Notícia no Ato

Inaugurada a Escolinha do Trânsito em Lages

Projeto pioneiro- A Educação para o Trânsito visa estimular nas crianças, hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive. Enfim, a Educação para o Trânsito se dá em um processo contínuo de construção de conceitos para o exercício da cidadania.

Baseados nessa condição a Diretran (Diretoria Municipal do Trânsito) implantou a Escolinha do Trânsito, situada à rua 7 de Setembro, próxima ao antigo Pronto Socorro Tito Bianchini (hoje secretaria municipal da Saúde), tendo em vista o início da Semana do Trânsito, que vai de 18 a 25 de Setembro, cujo objetivo é conscientizar a sociedade com vistas à junção de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida, focando o desenvolvimento de princípios, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. Válida a ideia da implantação da Escolinha do Trânsito, a cargo da Diretran  de Lages. Pois o trânsito, as crianças aprendem, primeiramente no lar, e depois nas formações escolares, e não apenas no momento de tirar uma CNH. Devemos lembrar que, “No Trânsito, o sentido é a vida”, cujo tema é definido pelo Conselho Nacional do Trânsito – Contran, para 2019.

Projeto pioneiro

A inauguração da Escolinha do Trânsito, com a presença de convidados, secretários municipais, professoras e muitas crianças aconteceu na manhã nesta quarta-feira, dia 18/09, por volta das 9hs. O prefeito Antônio Ceron, assim expressou à reportagem de Notícia no Ato: “nossa administração procura em todas as áreas fazer um investimento na cultura e no preparo das pessoas. Hoje, estamos entregando a Lages um projeto pioneiro, onde as crianças irão aprender um processo de cidadania, e, portanto, hoje que se inicia a Semana Nacional do Trânsito, estamos inaugurando a Escolinha do Trânsito, onde nossas crianças irão aprender a dar um passo importante para as futuras gerações. Investir na educação, principalmente nessas crianças que irão ter conhecimento sobre o trânsito, certamente saberão muito mais do que as pessoas no dia de hoje que não possuem conhecimento. Nada, em nenhum lugar do mundo substitui o investimento que se faz na educação. Nossa intenção é atingir toda a comunidade de Lages. Com o tempo, esperamos que, além da rede municipal de ensino, também as escolas estaduais e  particulares participem do projeto”, observou o prefeito Antônio Ceron.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário