Notícia no Ato

Jovens vereadores de Lages participam de encontro estadual na Assembleia Legislativa

No dia 18 de setembro, 14 dos 16 jovens vereadores de Lages participaram do 10º Encontro dos Vereadores Mirins do Estado, evento que reuniu mais de 500 alunos nas dependências da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A realização foi da Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, entidade ligada à própria Alesc.

Os estudantes acompanharam palestras, interagiram com jovens de todo o estado e puderam conhecer os gabinetes dos deputados, entre eles, o de Marcius Machado, representante da Serra Catarinense na Alesc, e o de Marlene Fengler, que além de deputada é a presidente da Escola do Legislativo da Assembleia. Atualmente, 78 câmaras municipais desenvolvem programas semelhantes em Santa Catarina.Presidente da Escola do Legislativo da Serra, o vereador Jair Junior (PSD) acompanhou os alunos na viagem e disse que esta foi uma experiência incrível. “É gratificante participar deste projeto e poder fazer os jovens acreditarem na política e em um mundo melhor. Com toda a certeza, a gente está conseguindo cumprir nossa função social como Câmara de Vereadores e, eu, como representante do povo, de tentar mudar a mente da juventude sobre a política”.A primeira sessão deliberativa dos Jovens Vereadores de Lages está marcada para o dia 16 de outubro. Confira abaixo, o que os estudantes lageanos contaram sobre esta experiência:”Aprendi muito, as palestras foram extremamente construtivas, pessoas entendedoras de política que se disponibilizaram a passar experiência e conhecimento para nós. Mesmo tendo em vista que a nossa estrada é longa, eu tenho perspectivas de desde já desempenhar funções e obter informações que agregam às nossas atividades perante a sociedade”.

Cauan Brugnera Siqueira, 16 anos, estudante do COC Lages.

“Aprendemos sobre a constituição e como é fácil conseguir as coisas quando basta querer, ir atrás dos sonhos e ver que dá certo um futuro na política. Acho muito importante ter tantos jovens participando e aprendendo sobre a política, temos uma visão muito melhor do que é a política agora. Nós somos o futuro, então isso é extremamente importante para todo mundo”.

Lara Cabral, 16 anos, aluna do Senai.

“Foi um dia de bastante aprendizagem, um momento de conhecer pessoas novas, novas ideias. Foram frases que vou levar para o resto da vida. Se a gente não se interessar por política, não gostar, vamos ser comandados por aquelas que gostam. A cada dia mais a gente tem que buscar o conhecimento e aprender sobre o que está acontecendo. Ter foco, traçar um objetivo, correr atrás dos sonhos e se dedicar bastante”.

Erica Garcia Flores, 18 anos, aluna da EEB Francisco Manfrói.

“Fiquei muito tocada pelas palestras que tivemos, principalmente pela história do jovem Israel Rocha, do professor Pedro Cabral Filho, que é uma pessoa inteligentíssima e com um senso de humor maravilhoso, mas principalmente pelas palavras e pela história de vida da deputada Marlene, que também é presidente da Escola do Legislativo de Santa Catarina. Uma pessoa muito inteligente, simpática e receptiva. Vou levar pelo resto da minha vida essa experiência, esse dia, estas pessoas, todos os conselhos que nos foram dados e tenho certeza que muitos de nós teremos um futuro na política, tendo um espírito jovem, levando o que a comunidade quer para a política. Espero que as mulheres também se empoderem, junto comigo, para que possamos fazer juntas as mudanças”.

Milena Machado, 17 anos, aluna do Cedup Renato Ramos da Silva.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário