Notícia no Ato

Lages receberá Fórum Cultural Regional

Evento reunirá agentes culturais da Amures e promoverá a nomeação de novos representantes

Com o objetivo de fomentar uma estrutura representativa da cultura regional, membros da sociedade civil, agentes culturais, representantes públicos e comunidade em geral promovem nesta sexta-feira (27 de setembro) o “Fóruns de Cultura” – Fórum Cultural Regional de Cultura e II Fórum Municipal de Cultura 2019 no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
O evento será divido em duas etapas. Das 8h às 12h, a programação tem como objetivos principais a leitura e aprovação do regimento interno do conselho regional e a eleição do colegiado da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) e Rosilaine Vinhas, presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC) palestrará às 9h.
À tarde, a partir das 13h30, agentes culturais de Lages reúnem-se para as indicações de novos conselheiros e a eleição dos novos representantes municipais e para a palestra do presidente do Congesc (Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina), Marcos Montagna.

Joed Jeffer, assessor de cultura da Amures, diz que a realização dos Fóruns é importante para unificar e fomentar uma representatividade ainda maior da cultura na região e o que o evento da próxima sexta-feira é o momento de cada agente cultural fazer valer a sua voz e importância.

Para o superintendente da Fundação Cultural de Lages e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lages, Giba Ronconi, a mobilização da sociedade civil através dos seus agentes culturais é importante para a atualização da nova forma de gerir cultura. “Precisamos que os agentes culturais de todos os setores se façam presente e escolham seus representantes para a nova gestão do CMPC em Lages. Também viveremos uma nova orientação na região serrana através da formação de uma representatividade que seja atuante e pró-ativa”, acredita.

Veja a programação:

8h30 – Credenciamento;

8h45 – Abertura

9h – Palestra (Roselaine Vinhas – Presidente do CEC)

10h10 – coffee break
10h35 – Apresentação Cultural
10h50 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno
11h30 – Nomeação do Colegiado de Cultura da AMURES

13h45 – Apresentação Cultural
14h – Palestra (Marcos Montagna – Presidente CONGESC)
15h – Coffee break
15h20 – Grupos Setoriais (Indicação)
16h – Plenária (votação)
17h – Entrega de livros e encerramento.

Texto: Fabrício Furtado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário