Notícia no Ato

Fórum Cultural: definidos os nomes dos novos conselheiros de políticas culturais de Lages

O superintendente da FCL, Giba Ronconi, foi eleito coordenador geral de cultura do colegiado da Amures

Grupos culturais da sociedade civil e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) com o apoio da Fundação Cultural de Lages (FCL), realizaram na última sexta-feira (27 de setembro) na Uniplac, o Fórum Cultural Regional e o Fórum Cultural Municipal. Pela manhã, representantes de municípios da Amures e da Amurc (Associação dos Municípios da Região do Contestado) assistiram a palestra da presidente do Conselho Regional de Cultura, Roselaine Vinhas e elegeram como coordenador geral de cultura do colegiado da Amures o superintendente da FCL, Giba Ronconi.

No período vespertino, Marcos Montagna, presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), falou para os agentes culturais de Lages sobre a gestão de cultura da cidade de Navegantes onde é superintendente de cultura. Após, produtores e fomentadores de cultura reuniram-se em seus setores para as eleições dos novos conselheiros municipais de políticas culturais de Lages.

Veja quem foram os eleitos:

– Blocos e escolas de samba:

Titular: Neiva Campos.

– Tradicionalistas, nativistas e Centros de Tradição Gaúcha:

Titular: Maria Gorete Marques;

Suplente: Mário Sérgio Arruda Antunes.

– Música:

Titular: Joed Jeffer Ferreira de Mello;

Suplente: Rodrigo José de Oliveira.

– Literatura, memória e patrimônio:

Titular: Lilian Louise Fabre Santos;

Suplente: Paulo Henrique Guasselli de Souza.

– Teatro, contação de histórias e danças:

Titular: Ader Godoy;

Suplente: Areta Campos.

– Movimentos étnicos e artesanato:

Titular: Dionathan Patrick de Souza Adão;

Suplente: Gilmar Espanhol.

– Artes visuais e audiovisual:

Titular: Armin Daniel Reichert;

Suplente: Ingridt Shulze.

Para Roselaine Vinhas, o Conselho Estadual de Cultura está para contribuir com o resgate do colegiado de cultura da região. “A retomada desse trabalho mobiliza os 18 municípios dessa região para a formação de um colegiado em prol de uma cultural tão transversal como essa parte de Santa Catarina possui. O conselho estadual tem o compromisso do auxílio e contribuição para que essas vertentes sejam lembradas de ações como os planos de cultura de cada cidade, por exemplo”.

Segundo Giba Ronconi, a presença maciça de agentes culturais durante os fóruns, comprovam que o artista lageano e serrano quer se adequar a nova forma de fazer cultura no país. “Estamos contentes com a mobilização das cidades da Amures e com a nossa classe de agentes culturais de Lages. Tivemos uma eleição com um número surpreendente de representantes de todos os setores. A proposta agora, é adequarmos Lages e a região à nova realidade dos planos e leis culturais”, acredita.

Texto e fotos: Fabrício Furtado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário