Notícia no Ato

Nova Unidade de Saúde do Universitário ficará pronta em dezembro

Durante o tempo em que os moradores do Universitário aguardam a inauguração da nova UBS, eles são atendidos na Policlínica, para consultas médicas, e nos casos de marcação de consultas com especialistas e autorização de exames o atendimento é feito na UBS do bairro Caça e Tiro.

As obras de reconstrução e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Universitário, localizada na rua Gama D’eça, 41, bem próximo ao portão D da Uniplac, estão com cerca de 60% da parte físico-estrutural pronta. Antiga reivindicação da comunidade do Universitário, a ampliação da UBS proporcionará mais espaço físico e conforto aos usuários. Desta forma a nova unidade básica passará de 88 metros quadrados de área construída para 206 metros quadrados. Será um ganho de espaço na proporção de 118 metros quadrados, proporcionando mais conforto e melhor atendimento à comunidade.

“A UBS depois de ampliada irá comportar salas de vacinação, de nebulização, de curativos, e consultórios médico e de ginegocologia/enfermagem. Nesta UBS irá atuar uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, disse a diretora de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Francine Formiga.Quanto à previsão da entrada em funcionamento dessa UBS, Francine afirma que foi assinado um aditivo, com a empresa RVC Construtora Ltda, contratada pela Prefeitura, para entrega da obra em dezembro deste ano (ampliação do prazo em 60 dias).O coordenador de Projetos da Secretaria de Saúde, Felipe Barros, e a fiscal das obras, a arquiteta Lidyane Bremenkamp, falaram que o aditivo ocorreu porque o prédio antigo teve de ser completamente demolido, assim como instalações anexas de um Centro de Educação Infantil Municipal.“A demolição física do CEIM não constava no projeto original de ampliação da UBS e no decorrer da execução do projeto toda a estrutura da antiga unidade básica do Universitário teve também de ser completamente demolido. Desta forma, o que temos hoje aqui é uma estrutura completamente nova”, fala a arquiteta.Segundo Francine Formiga, durante o tempo em que os moradores do Universitário aguardam a inauguração da nova UBS, eles são atendidos na Policlínica, para consultas médicas, e nos casos de marcação de consultas com especialistas e autorização de exames o atendimento é feito na UBS do bairro Caça e Tiro. Com um custo de R$ 380 mil, essas obras têm financiamento de verba federal (emenda parlamentar) e contrapartida de R$ 180 mil da Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário