Notícia no Ato

Igreja do Navio se prepara com celebrações para a festa de Nossa Senhora Aparecida

O único feriado do mês de outubro, se destina a Padroeira do Brasil, e em Lages, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio realiza novenas, missa campal e festejos populares em alusão ao dia da santa. A programação na igreja, iniciou no dia 03 com a novena e segue até dia 11, encerrando com a coroação. No dia 12, os festejos iniciam às 06h com Alvorada Festiva e seguem até o início da noite.

A imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba em 1717, leva milhares de fiéis a professarem a sua fé na santa por todo o Brasil. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi considerada pelo Papa Pio XI em 1930 como padroeira do Brasil e somente a partir de 1980, que o país proclama oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional de devoção a imagem encontrada.

Na Diocese de Lages não é diferente. Na igreja com quase 50 anos, a devoção em Nossa Senhora Aparecida movimenta a cidade e leva centenas de pessoas todos os anos nas celebrações. Um diferencial resgatado este ano, é a participação dos padres de outras paróquias e dos Bispos de Lages, Caçador e Joaçaba. Durante toda a programação, uma intensa movimentação de grupos, movimentos e celebrantes, demonstra o tom festivo da data que se aproxima. “Um dos momentos mais esperados pela comunidade é a missa campal no dia 12 e nós estamos ansiosos, preparando cada detalhe para uma das principais missas de devoção e comemoração”, enfatiza o pároco, Frei Miguel da Cruz ofm.

Confira a programação:

08/10 – 6º dia da Novena às 19h30

09/10 – 7º dia da Novena às 19h30

10/10 – 8º dia da Novena às 19h30

11/10 – Último dia da Novena às 19h30, com coroação da imagem

12/10 – Início da programação às 06h com Alvorada Festiva

08h30 – Missa Campal presidida por Dom Guilherme, bispo de Lages

10h – Procissão e bênção dos carros

12h – Churrasco e festejos populares

14h – Missa e bênção das crianças, idosos e enfermos

19h30 – Oração do Terço e Missa.

Por Luan Turcati / Foto: Richard Ferrari – Conexão Fraterna

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário