Notícia no Ato

Homenagem Especial da Câmara a tradicionalistas e atletas lageanos

Reconhecimento, valorização e incentivo são palavras que resumem a homenagem da Câmara de Lages, realizada na noite de segunda-feira (18), para tradicionalistas e atletas lageanos. Mais de cem pessoas receberam um diploma de homenagem especial desta Casa Legislativa pela participação e premiação em concursos e competições disputadas em várias partes do país. As honrarias concedidas foram aprovadas de maneira unânime pelos vereadores nas moções legislativas 342, 356, 357, 358 e 359/2017.A primeira entrega foi feita aos integrantes do Centro de Tradições Gaúchas – CTG Planalto Lageano, pela participação no 20º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha e no 17º Concurso Nacional de Prendas e Peões da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. “Quero agradecer e enaltecer a importância do trabalho deste CTG que através da música trabalha os ensinamentos do tradicionalismo e da cultura gaúcha. Todos vocês merecem as honrarias da Câmara de Vereadores e de toda a comunidade lageana, pois vem representando muito bem nossa cidade em todos os festivais que participam”, parabenizou o proponente da homenagem, vereador Amarildo Farias.

Na sequência, a Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Desportos, composta pelos parlamentares Jair Junior e Pedro Figueredo (ambos do PSD) e José Amarildo Farias (PT) reverenciou os atletas lageanos que se destacaram em competições nacionais e internacionais. Foram entregues certificados à Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (Assesp); aos premiados no Campeonato Catarinense de Bicicross;  aos atletas de natação do Clube Caça e Tiro 1º de Julho/Asena- FME e, aos atletas da Associação de Handebol de Lages “Hand Lages”. “Essas homenagens são também uma forma de incentivo a crianças, adolescentes e adultos que dedicam suas vidas ao esporte. Nosso reconhecimento a todos os atletas e dirigentes das equipes que trabalham diariamente para manter e incentivar a prática do desporto em nossa cidade,” cumprimentou Amarildo.

Ações da Câmara voltadas ao desporto lageano

 A Câmara de Vereadores, durante o ano de 2017, promoveu algumas reuniões visando contribuir com o fortalecimento esporte no município de Lages. A primeira delas foi a realização de uma audiência pública que discutiu as futuras ações do poder público para crescimento e desenvolvimento do desporto lageano.Na oportunidade, técnicos esportivos, professores e alunos do curso de educação física e a comunidade em geral apontaram a necessidade de criação da função de técnico de modalidades esportivas junto a Fundação Municipal de Esportes (FME). O pedido foi reforçado através da moção legislativa 128/2017. Outra reivindicação manifestada na moção 184/2017, sugeriu a criação do Bolsa Técnico. “Ambas as proposições já estão com o prefeito Antonio Ceron e esperamos que sejam atendidas, pois a intenção é promover a valorização do profissional e da categoria de educadores físicos com formação superior na área,” salientou o vereador Amarildo.Os vereadores de Lages, também aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei 114/2017, do Poder Executivo, que dispõe sobre a isenção de IPTU às associações ou clubes que disputam modalidades olímpicas ou paralímpicas. O benefício será concedido a entidades que representarem o município nos Jogos Abertos, Joguinhos Abertos de Santa Catarina e/ou Parajasc, em pelo menos três modalidades olímpicas ou paralímpicas.

Relação dos homenageados

Confira os nomes de todos os homenageados acessando os links:

CTG- Planalto Lageano:

http://www.camaralages.sc.gov.br/camara/proposicao/pesquisaproposicoes/2017/1/0/47789

Assesp:

http://www.camaralages.sc.gov.br/assinatura_digital/assinado/171212124851161-Mocao-LEGISLATIVA-No-0356-2017.pdf

Atletas do Bicicross:

http://www.camaralages.sc.gov.br/assinatura_digital/assinado/171212125150F92-Mocao-LEGISLATIVA-No-0357-2017.pdf

Atletas do Handebol:

http://www.camaralages.sc.gov.br/assinatura_digital/assinado/171212125531471-Mocao-LEGISLATIVA-No-0359-2017.pdf

Atletas da Natação:

http://www.camaralages.sc.gov.br/assinatura_digital/assinado/17121212540252E-Mocao-LEGISLATIVA-No-0358-2017.pdf

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário