Notícia no Ato

 Estudantes apresentam seus projetos na primeira sessão deliberativa do programa Jovem Vereador

Nesta quarta-feira, a partir das 18h, acontece a primeira sessão deliberativa de 2019 do Programa Jovem Vereador, uma realização conjunta da Escola do Legislativo da Serra, sob a presidência de Jair Junior (PSD), e da Câmara de Vereadores de Lages, comandada por Vone Scheuermann (MDB). O intuito é conscientizar a juventude local sobre a importância da política em todos os níveis, sobretudo no municipal. A sessão é pública e toda a população é convidada a participar.

Escolhidos ou eleitos em suas próprias comunidades escolares, os 16 jovens, com idades entre 11 e 17 anos, elaboraram e defenderão na plenária um projeto de lei e outra matéria legislativa de sua escolha (moção, requerimento, pedido de informação, etc), que tramitarão aos moldes dos documentos propostos pelos próprios vereadores. Inclusive, cada um dos estudantes foi apadrinhado por um respectivo vereador, que mostraram um pouco do ofício de legislador e deixaram o aparato dos gabinetes disponível para auxílio a eles.

Jovens vereadores / respectivos padrinhos

Amaro Antunes / Bruno Hartmann

Carolina Schons / Osni Freitas – Bugre

Cauan Brugnera / João Chagas

Erica Flores / João Sobrinho

Fernando Andrade de Oliveira / Jair Junior

Giordano Ferri Maines / Mauricio Batalha Machado

Gustavo de Oliveira Passos / Pedro Figueredo

Gustavo Paes de Liz / Ivanildo Pereira

Isaac de Oliveira Correa / Thiago Oliveira

Jonas Silva / Vone Scheuermann

Kauane Oliveira / Jean Pierre

Lara Cabral Pereira / Aida Hoffer

Maelly Pereira de Aguiar / Luiz Marin

Matheus Alves de Barros / Lucas Neves

Milena Machado / David Moro

Nathalia da Rosa Pessoa / Gerson Omar dos Santos

Programa teve início em março e se estende até novembro

Esta é a segunda sessão deliberativa do programa Jovem Vereador neste ano. Na primeira delas, no dia 4 de setembro, foi realizada a posse dos estudantes e a escolha da Mesa Diretora da Câmara Jovem. Ainda haverá mais uma sessão, no dia 28 de novembro, de encerramento das atividades do programa em 2019. Entre os meses de março e agosto, 16 das maiores escolas públicas e particulares de Lages trouxeram seus alunos para conhecer os setores da Casa Legislativa e conversar com os servidores e os vereadores sobre as funções desempenhadas dentro do parlamento lageano. Mais de mil estudantes visitaram a sede da Câmara Municipal até que fossem definidos os integrantes do programa Jovem Vereador.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário