Notícia no Ato

Revitalização do Centro: novo calçadão terá chafariz com águas dançantes

A revitalização do calçadão será entregue à comunidade no dia 23 de novembro, nas comemorações do aniversário da cidade

Aos poucos a revitalização do calçadão da praça João Costa foi tomando forma e a expectativa de ver o projeto finalizado aumentando por parte da população. As obras da praça estão cerca de 90% concluídas e prestes a serem entregues à comunidade. Uma novidade que promete agradar aos lageanos é um novo conceito de chafariz que foi implantado no local. A Fonte Interativa Musical é um sistema inovador, com águas dançantes ao ritmo de músicas clássicas e, à noite, um jogo de luzes que darão um colorido especial ao espetáculo.

Nesta sexta-feira (18 de outubro), o prefeito Antonio Ceron, o secretário do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte e os engenheiros responsáveis pela obra acompanharam o primeiro teste técnico da fonte. “Este será um presente para os lageanos, que será entregue no aniversário de Lages. Estou impressionado com este show das águas, então imagina o quanto os jovens e as crianças irão gostar. São atrativos além da ampliação e revitalização para que os lageanos tenham na praça um local de encontro e confraternização, além do espaço cultural, com a instalação do palco que também está ficando muito bonito”, comenta o prefeito.

Outro teste está previsto, durante a noite, para verificar o funcionamento das luzes. No entorno da fonte ainda será colocado o piso antiderrapante. Um conjunto de reservatórios recobertos por grelhas metálicas, por onde saem os jatos de água e os focos de luz, criam efeitos e movimentos de acordo com uma sequência estabelecida de evolução sincronizada. A iluminação pode ser com luz branca ou coloridas.

O controle do sistema de bombas e jatos, assim como a sincronização harmoniosa das músicas e das luzes é feito manualmente em uma estrutura subterrânea. Uma equipe de servidores da prefeitura deverá ser treinada para atuarem quando o espetáculo estiver agendado. “O limite do armazenamento de água na bomba é de no máximo quatro horas funcionando direto, por isso esse show não poderá acontecer o tempo todo, mas com horários estipulados”, frisa o engenheiro da Secretaria do Planejamento e Obras, que atua como fiscal da obra, Franco Mendes.

Revitalização completa será a próxima etapa

A inauguração do calçadão está previsto para acontecer no dia 23 de novembro. As equipes que atuam na finalização estão trabalhando com um número dobrado para que tudo esteja pronto nesta data. “Faltam alguns detalhes de acabamento, como a colocação de vidros nos dois blocos de concreto que foram erguidos na praça, pintura e cobertura do palco”, informa o engenheiro. A praça ganhará toques de ornamentação, com um trabalho de jardinagem e plantio de novas árvores.

Mas o projeto total de revitalização da área central engloba ainda o calçadão da praça Túlio Fiúza de Carvalho, a praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana, e as ruas Nereu Ramos, Cel Córdova e Correia Pinto. Estas serão as próximas fases de execução do projeto.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário