Notícia no Ato

Futuras mamães são presenteadas e levam para casa artigos para os primeiros dias de vida de seus bebês

Mamães e papais contam os dias para ver o rostinho do mais novo membro da família, e preparar o enxoval aumenta a ansiedade positiva neste passo a passo

Desde os primeiros instantes ao ter certeza de que carrega uma nova vida em seu ventre, a mulher tem transformada, imediatamente, toda a sua existência dali em diante, e num estalar de dedos tudo ganha um novo sentido. E para abrilhantar esta hora mágica, em que o amor mantém sua essência independentemente do formato familiar, a prefeitura de Lages, sensibilizada com a compreensão de que a partir de agora esta vida está multiplicada por dois, com os batimentos de dois corações compassados entre mãe e filho, fez a doação, através do Programa Saúde da Mulher, de kits para mulheres gestantes moradoras da região de abrangência de atendimento prestado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Centenário. A prefeitura doou uma bolsa com detalhes em bordado para a mamãe levar à maternidade, contida por elementos suficientes aos cuidados nos primeiros dias de vida da criança.

Além destes artigos, foram arrecadados e doados itens de enxovais e brindes para bebês confeccionados ou repassados por laboratórios e entidades filantrópicas, a exemplo de instituições que desenvolvem trabalho artesanal com a produção de edredons e travesseiro feitos com retalhos de tecidos estampados, assim como guloseimas para o café especial da tarde desta segunda-feira (21 de outubro). Os donativos entregues às gestantes foram kits de saídas de maternidade, manta, edredom, conjunto de pijama, conjunto de lã (casaco, calça, meia e sapatinho), macacão (tip top), banheira, fraldas descartáveis, produtos de higiene, como sabonete e hastes flexíveis, álcool em gel para cicatrização de umbigo e gazes.

O grupo de gestantes da Unidade de Saúde se reúne uma vez por mês para desabafar suas dúvidas do percurso nestes nove meses, receber orientações e dicas preciosas sobre a condução da gravidez, receios e superações, e estar inteiradas de informações de saúde e alimentação, como calendário gestacional, previsão de parto, Índice de Massa Corpórea (IMC), consumo de vitaminas e minerais e amamentação (lactação). São 64 gestantes que integram o grupo.

O encontro da tarde desta segunda-feira (21 de outubro) contou com a presença do prefeito Antonio Ceron; do vice Juliano Polese, e da secretária da Saúde, Odila Waldrich. Das atividades fazem parte acadêmicos de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e de enfermagem do Centro Universitário Facvest, e participação da médica clínica geral, odontólogo, enfermeiras e de psicóloga do Centro de Recuperação Nossa Senhora Aparecida (Crensa). A gestora da área 4, enfermeira Samanta Westarb, e o gestor da área 5, dentista Ricardo Chimello, eram alguns dos profissionais à frente do evento desta segunda. “Uma tarde produtiva em que foram enfatizados amor, apoio, atenção médica e de medicamentos e, sobretudo, o amparo e aconchego espirituais, de aconselhamento a estas futuras mães. Nossa obrigação é poder trabalhar cada vez melhor com os recursos e equipamentos que temos, deixando as pessoas mais protegidas. Que estes anjinhos venham a este mundo com saúde e paz”, salienta o prefeito Antonio Ceron.

O fascínio do pré-Natal em dupla

A monitora Ariane Barbosa Corrêa, 19 anos, será mãe pela segunda vez, mas se sente estreante, pois terá o primeiro filho com seu esposo, o mecânico industrial, Alisson de Alencar, 23, com quem é casada há seis meses. O casal mora no Centenário.

Ariane está com nove semanas de gestação e confessa ter vontade de ser mamãe de um garotinho, pois já tem uma princesa em casa, Tainá, de cinco anos. “Mas é claro que eu quero que venha com saúde e abençoado por Deus, independente ser for menino ou menina. E com os presentes ganhados hoje vai ser tudo ainda mais lindo e preparado”, revela a gestante.

O fato de o pai acompanhar a esposa na reunião do grupo chamou a atenção da plateia, pois ainda é um tabu para parcela dos homens. “Eu tenho direito a acompanhar uma consulta por mês. Eu faço questão de estar com ela para saber como está o bebê desde o início, se está tudo certo e a sua evolução”, pontua Alisson. “Eu me sinto muito mais segura com ele aqui. Foi um filho planejado e uma alegria enorme descobrir que estamos à espera de uma criança”, lembra a futura mamãe de segunda viagem. Os homens futuros papais são super bem-vindos na Unidade de Saúde para serem submetidos a exames de sangue e a testes rápidos para vírus HIV, sífilis e hepatites B e C, e poder esclarecer dúvidas.

A Unidade de Saúde acompanha a mulher da hora em que há a descoberta da gravidez, passando pelas consultas de pré-Natal com médico e enfermeira, e de odontologia; verificação de batimentos cardíacos do feto e de altura uterina; testes rápidos; vacinas; puericultura (40 dias depois do parto), até a saúde da criança até dois anos de vida com o calendário de vacinas em dia, incluindo busca ativa em domicílio. Os testes são feitos nos três trimestres e a partir de 30 semanas a consulta é feita quinzenalmente. As consultas são compartilhadas entre médico e enfermeira.

Antes de serem mães, mulheres são agraciadas no Outubro Rosa

A Unidade de Saúde do bairro Centenário ofereceu uma noite especial para o público feminino no dia 9 de outubro, já que estendeu o horário de expediente das 18h às 22h, com recepção de 24 mulheres. Foram disponibilizados exames preventivos ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero (Papanicolau), intensificação das solicitações médicas de mamografias mediante rastreamento, reiki, massagem, escalda-pés, zumba e palestras com universitários sobre câncer de mama e alimentação saudável.

São 7.500 pessoas cobertas

A UBS do Centenário faz a cobertura dos bairros Centenário, Santo Antônio, São Luiz e Morro Grande, chegando a 7.500 pessoas. Oferece acolhimento; acompanhamento da gestante e do bebê; consulta médica, de enfermagem e odontológica; tratamento odontológico; entrega de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos; imunização (vacina); curativo; nebulização; exame preventivo ao câncer do colo do útero; teste de gravidez, e planejamento familiar.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário