Notícia no Ato

Alunos do Projeto Guarda Mirim completam seu uniforme com o recebimento de seus coturnos

A formatura está programada para dia 20 de novembro

As garotas e garotos do Projeto Guarda Mirim, do Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), foram agraciados, na manhã desta terça-feira (22 de outubro), com a entrega dos coturnos que compõem o seu uniforme, agora totalmente completo. Os calçados foram adquiridos com recursos financeiros do Fundo Municipal do Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), devidamente aprovados pelos conselheiros do órgão.

Os itens irão auxiliar neste restante do curso, em que as aulas do Projeto serão encerradas no final de 2019, e também poderão ser utilizados nas funções de guardas mirins após formados, pois são constantemente convidados a participarem das ações no Parque Natural. Os uniformes são formados por camiseta, calça, blusa de moletom e coturnos. As vestimentas servem para identificação e segurança dos guardas. “A prefeitura deve incentivar a mudança de atitude em relação à natureza desde que as pessoas tenham idade de criança, pois a preocupação está na base e os mais jovens podem se tornar adultos mais conscientes e podem assegurar um planeta mais sadio de se viver. Se cada um fazer a sua parte de forma individual logo teremos medidas coletivas de alto impacto. É para isto que a Secretaria do Meio Ambiente trabalha todos os dias, com projetos em execução de compostagem, plantio de flores à margem do rio Carahá, arborização e os guardas mirins”, observa o prefeito Antonio Ceron.

Os encontros das aulas continuam às terças-feiras, até final de novembro, com formatura prevista para dia 20 do próximo mês. “Os meninos e meninas estão continuadamente aprendendo sobre a Unidade de Conservação. Nesta terça tiveram oficina sobre compostagem e aprenderam com o pessoal do CAV a fazer um vasinho para colocarem em horta suspensa, com cebolinha e salsa. Enfim, atividades práticas estão sempre em movimento, com temas relacionados ao meio ambiente. No dia 20 de novembro os alunos se tornarão oficialmente guardas mirins e estarão nos ajudando nas atividades nos próximos anos, em finais de semana e no acompanhamento de trilhas ecológicas. Nós mantemos um grupo de contato entre os pais no WhatsApp, inserimos o convite no grupo e na medida do possível os guardas participam”, reitera a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, a bióloga Michelle Pelozato. O secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, prestigiou a entrega.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Marcio Machado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário