Notícia no Ato

Colegiado Regional confere andamento das obras do Hospital Tereza Ramos

O Colegiado Regional de Governo, da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, realizou o último encontro de 2017 nesta quarta-feira, 20, com uma visita às instalações do bloco novo do Hospital Tereza Ramos, a principal obra individual de saúde do Governo do Estado de Santa Catarina. Construído com investimentos de R$ 100 milhões, o bloco deve entrar em funcionamento a partir de março de 2018, após a instalação de equipamentos e mobiliários no térreo e no primeiro andar.

Os integrantes do Colegiado Regional foram recepcionados pelo secretário executivo João Alberto Duarte e pelo engenheiro residente da Construtora Progredior, Eduardo Tigre. A visita começou pela andar térreo, e passou por outros quatro andares, onde constataram o avançado estágio das obras de implantação do Centro de imagem (térreo), de 122 leitos de internação (primeiro andar),  30 leitos de UTI (segundo andar), além do centro cirúrgico (terceiro andar) e da área  de climatização e filtragem de ar (quatro andar).“O hospital será inaugurado por andares, assim que os equipamentos e móveis fiquem prontos e/ou estejam instalados. Todas as licitações necessárias já foram abertas e alguns equipamentos já estão comprados. São 25 mil metros quadrados que, acrescidos do atual prédio, com 14 mil metros quadrados,  transformam esse hospital em um dos maiores do Sul do país. É uma obra que vai ficar na história de Lages”, definiu João Alberto Duarte, que acompanha o andamento da obra diariamente, junto com a diretora do hospital, Beatriz Montemezzo, e os gerentes técnicos da ADR Lages.A consultora do Colegiado Regional de Governo, Lori Koeche da Silveira, ficou impressionada com o estágio avançado da obra e a organização do espaço físico, que oferecerá mais qualidade e conforto no atendimento aos pacientes da região. “É uma obra de excelência e dará uma resposta urgente para a população. Podemos perceber que a tecnologia está aliada à construção, com muita organização do espaço”, constatou.

Alguns detalhes chamaram atenção dos integrantes do Colegiado Regional como o andar de climatização, onde estão localizados os equipamentos de purificação do ar. As máquinas filtrarão 100% do ar centro cirúrgico, evitando infecções e contaminações. Nos leitos de UTI, algumas estativas hospitalares já instaladas provocaram curiosidade. São estruturas metálicas dotadas de um sistema para aproximar tomadas elétricas e gases aos equipamentos necessários em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), garantindo agilidade à equipe durante os cuidados com o paciente.O Colegiado Regional de Governo realiza reuniões mensais e é constituído pelos gerentes da ADR Lages e os chefes regionais da Celesc, Fatma, Casan, Epagri, Cidasc, Polícia Militar,  Bombeiro Militar e Defesa Civil, órgãos da administração direta e indireta do Governo de Santa Catarina. O Colegiado Regional tem como objetivo planejar e executar os planos, programas e ações do Estado. 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário