Notícia no Ato

Qualifica Melhor capacita 217 pessoas em curso básico de Recursos Humanos e alerta sobre matrículas para curso de garçom e garçonete

Até agora, em 2019, os programas Qualifica Melhor Lages e Qualifica Mulher já capacitaram e treinaram, com aulas teóricas e práticas, 1.846 profissionais em 37 cursos

Duas centenas de pessoas acabaram de tomar o certificado em suas mãos e já podem ingressar ou aproveitarem a reinserção no mercado de trabalho. A formatura das 217 pessoas no curso gratuito de noções básicas em Recursos Humanos (RH), com carga de quatro horas/aula, foi possível em virtude do Programa Qualifica Melhor Lages, da Prefeitura de Lages, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. A solenidade de entrega de certificados foi prestigiada na Escola de Educação Básica (E.E.B.) General Pinto Sombra, no bairro Guarujá, por alunos, pais, familiares e amigos dos agora formados e aptos a novos desafios, bem como por autoridades, a exemplo do secretário do Desenvolvimento, Mario Hoeller de Souza (Marião).

Os cursos dos programas Qualifica Melhor Lages e Qualifica Mulher Lages são ministrados por empresários e profissionais autônomos de segmentos diversos que, por sua vez, preocupados com a qualificação de mão de obra, disponibilizam sua experiência e seu tempo para multiplicar conhecimentos e formar novas capacidades em outros indivíduos, contribuindo diretamente para a empregabilidade e o desenvolvimento econômico e social de Lages. “Esta foi uma formatura inédita em Lages porque foi feita uma maratona em um único dia com turmas dispostas pela manhã, tarde e noite”, explica o coordenador do Programa Qualifica Melhor Lages, Marcelo Lima.

Mais de 1.800 qualificações em 2019

Somente em 2019, os dois programas – Qualifica Melhor e Qualifica Mulher, da prefeitura de Lages, já capacitaram e treinaram, com aulas teóricas e práticas, 1.846 profissionais em 37 cursos em variadas áreas, contemplando praticamente toda a cadeia de trabalho da prestação de serviços, principalmente, entre as quais as áreas aeroportuária, estética, administrativa, alimentícia, de hotelaria e segurança. Os trabalhadores decidem por entrarem no mercado de trabalho como funcionários de empresas com direitos trabalhistas e previdenciários garantidos em carteira assinada, outra parcela opta pela autonomia e abre um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, realizando o sonho de ter um CNPJ e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), usufruindo de todas as vantagens aportadas por leis federais, estaduais e municipais e pela Sala do Empreendedor, e entre os benefícios estão direitos previdenciários e isenções de impostos e taxas, para o MEI crescer e poder investir no próprio negócio, além de poder abrir oportunidades de bons relacionamentos de lealdade com fornecedores e de cumplicidade com o colaborador. “São quase duas mil pessoas habilitadas este ano a competir com outros candidatos a uma oportunidade de trabalho. Quando falamos em trabalho podemos reverter este conceito em valorização pessoal e profissional, dinheiro dentro de casa para a família, tranquilidade e realização de sonhos materiais. Não há valor que pague o que o Poder Público pode fazer para mudar a vida das pessoas, além de suprir a necessidade de serviços do dia a dia. O feedback e respaldo que a população dá aos nossos cursos são positivos e todos os dias a Secretaria recebe sugestões de cursos e dezenas de pessoas à procura de seus cursos e outros serviços, como o Banco do Emprego”, salienta o prefeito Antonio Ceron.

Matrículas abertas para garçons e garçonetes

O Qualifica Melhor Lages abriu 40 vagas para interessados em participar do curso de garçom e garçonete (barman e barmaid), e conta com a parceria da Fundação Cultural de Lages (FCL). Os candidatos às vagas devem ter a partir de 18 anos de idade e comparecer à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, na rua Sebastião Furtado, nº: 81, esquina com a rua Benjamin Constant, Centro, a uma quadra da Policlínica Municipal, apresentando carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.

O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, entre 13h e 19h. O prazo para as inscrições se encerrará nesta sexta-feira (1º de novembro), contudo, se ainda houver vagas, o período de matrículas será prorrogado.

As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas, entre os dias 11 de novembro e 9 de dezembro, das 15h às 17h na Praça do CEU (Estação Cidadania), bairro Universitário, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso. Através do telefone é possível esclarecer dúvidas básicas: 3224-0600/3224-0700.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário