Notícia no Ato

Concluído levantamento turístico de Rio Rufino

Características próprias como produção de vime e artefatos de decoração de ambientes, móveis e cestarias. Produção de fitoterápicos que são distribuídos gratuitamente à população. Um gigantesco potencial com mais de 50 cachoeiras e pousadas com infraestrutura completa.

São alguns dos indicativos apresentados pela equipe do Sistema Amures, na devolutiva do Levantamento de Pontos e Potencialidades Turísticas de Rio Rufino. Donos de empreendimentos turísticos e alunos da rede municipal de ensino, participaram da solenidade na tarde desta quarta-feira (30), no auditório da prefeitura.

As assessorias de Turismo, Comunicação e Tecnologia da Informação da associação de municípios mapeou 42 pontos com potencial de fomento ao turismo. Georreferenciou, filmou e fotografou cada potencial. E indicou as situações favoráveis e desfavoráveis sob a ótica turística de cada ponto mapeado.

A assessora de turismo da Amures e diretora executiva do Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra Ana Vieira, explicou que o primeiro passo em cada levantamento é identificar com o gestor de turismo do município, cada empreendimento ou local a ser visitado. E complementou, “a partir dessa devolutiva vocês estão aptos à formação de planos de trabalho e ações que impactem diretamente no turismo”.

O prefeito Thiago Costa, vice-prefeito Jair Pires e o secretário de Turismo Márcio Cascaes de Souza, acompanharam a devolutiva. Para o prefeito, o levantamento será importante para se definir metas a curto, médio e longo prazo. “Temos o desafio de não apenas planejar o turismo, mas formar empreendedores e envolver pessoas que hoje estão nos bancos escolares e que amanhã serão os protagonistas do turismo”, declarou Thiago Costa.

Cartilha pedagógica nas escolas e no comércio

A devolutiva do Levantamento de Pontos e Potencialidades Turísticas de Rio Rufino, foi marcada pela distribuição das primeiras, das 1.500 cartilhas que chegarão aos alunos da rede pública municipal. O objetivo, segundo o prefeito é despertar o espírito empreendedor nos alunos e provocar o efeito multiplicador nas famílias e em toda população.

“Estamos iniciando pelas escolas municipais e estaduais. Este mesmo material chegará no comércio local e em todos os estabelecimentos possíveis, porque turismo é integração e comprometimento de todos. Do poder público ao setor privado, onde cada um faz sua parte”, declarou o prefeito Thiago Costa.

O assessor de Comunicação da Amures Onéris Lopes comentou sobre os desafios que enfrentou a equipe no trabalho de campo e frisou que o trabalho do turismo nunca é conclusivo, mas dinâmico e permanente. No final foi apresentado um vídeo e entregue ao prefeito um CD com todo material produzido pela equipe da Amures. Rio Rufino foi o sexto município a ter concluído o levantamento turístico que hoje se concentra em São José do Cerrito.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário