Notícia no Ato

Lages é sede do Congresso de Secretaria Municipais de Saúde de Santa Catarina

“Tenho a certeza que todos os secretários fazem de tudo para um trabalho de qualidade na área da saúde em seus municípios. Este é um assunto prioritário para os gestores públicos e o serviço bem oferecido reflete em qualidade de vida para a população”, prefeito Antonio Ceron

Com o tema: “Os Constantes Desafios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, Lages recebe o 71º Congresso de Secretaria Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems). Este é considerado o maior evento no estado em seu âmbito. O congresso iniciou na quarta-feira (6 de novembro). A abertura oficial foi na noite desta quinta-feira (7) no Centro Serra Eventos e se estende até esta sexta-feira (8), no mesmo local.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Odila Waldrich, o congresso reúne gestores e técnicos em saúde com o objetivo de promover debates e trocas de experiências entre os municípios catarinenses. Na programação, destaque para as palestras e debates em mesas redondas, assembleia geral do Cosems, entre outras atividades.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina é uma entidade que representa potencialmente os interesses das Secretarias Municipais de Saúde e congrega todos os secretários municipais de Saúde como membros efetivos. “Funciona como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus associados e
promove o fortalecimento da política de saúde das Secretarias Municipais nas esferas municipal, estadual e federal”, destaca o presidente do Cosems, Alexandre Lencina Fagundes, secretário de Saúde do Município de Cunha Porã, no extremo Oeste de Santa Catarina.

O prefeito Antonio Ceron, presente na abertura do Congresso, salientou a importância de Lages sediar um evento que discute as ações, programas e serviços de saúde em todo Estado. “Tenho a certeza que todos os secretários fazem de tudo para um trabalho de qualidade na área da saúde em seus municípios. Este é um assunto prioritário para os gestores públicos e o serviço bem oferecido reflete em qualidade de vida para a população”, diz o prefeito.

Na abertura do evento estiveram também o vice-prefeito Juliano Polese, o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, a deputada federal Carmen Zanotto, a deputa estadual Ana Paula da Silva (Paulinha), entre outras autoridades.

Programação para esta sexta-feira (8 de novembro):

8h30 – MESA DE FEMINICIDIO

PALESTRANTES:

  • MARLI BARRENTIN NACIF – SECRETÁRIA DE POLÍTICAS PARA A MULHER DE LAGES/SC
  • LUCIANA RODERMEL – DELEGADA DA POLÍCIA CIVIL DA DELEGACIA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA, ADOLESCENTE, MULHER E IDOSO (DPCAMI) DE LAGES
  • BERNADETE CASA LISTON – DIRETORA DA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA A MULHER DE LAGES/SC
  • DANIELLE ANGELI – PSICÓLOGA DA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA A MULHER DE LAGES/SC

10h – BANCADA CATARINENSE FEDERAL

11h30 – ASSEMBLEIA GERAL DO COSEMS/SC

12h30 – ENCERRAMENTO 

 

Texto e fotos: Ari Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário